Reading list: a lista dos livros
que curtimos, agora na versão férias.

Fernanda Prestefelippe
Aerolito
Published in
8 min readJan 6, 2021

Nem só de leituras profissionais vive a equipe da Aerolito. Nessa lista vocês vão conhecer um pouquinho mais do que faz a nossa cabeça quando não estamos pensando sobre o futuro.

  1. A VIDA MENTIROSA DOS ADULTOS | Elena ferrante

Indicação de Fernanda Prestefelippe

Depois da Tetralogia Napolitana — porta de entrada para a #ferrantefever — ler “a vida mentirosa dos adultos” é se reencontrar com algumas das principais características da autora. Pra falar a verdade, terminei o livro com aquela sensação de “não é tudo isso”, mas conforme as reflexões foram chegando, fui me apaixonando pela narrativa. Pra quem não conhece, Elena Ferrante é o pseudônimo de uma autora italiana (ou autor), romancista e altamente aclamada. Seus livros tratam das relações humanas com muita verdade e, nesse livro, vemos o crescimento da protagonista e sua descoberta sobre a vida e as mentiras que os adultos contam para nos “proteger”.

2. TALVEZ VOCÊ DEVA CONVERSAR COM ALGUÉM | Lori Gottlieb

Indicação de Fernanda Prestefelippe

É uma grande sessão de terapia — leve e divertida. A protagonista (terapeuta) toma um pé na bunda e, por isso, resolve procurar ajuda. Ao narrar seu processo com o novo terapeuta, ela vai também contando sobre seus pacientes e os paralelos entre o emaranhado de casos. Pra quem gosta de psicologia é um livro sensacional! (me lembrou muito o maravilhoso “Carrasco do amor” de Irvin D. Yalom).

3. A VIDA SECRETA DAS ÁRVORES| Peter Wohlleben

Indicação de Luciana Ruy

Sou apaixonada pela natureza e, depois de algumas conversas e reflexões sobre como nós, humanos, avaliamos os outros seres vivos através da nossa limitada lente, ganhei esse presente de uma grande amiga. Escrito por um engenheiro florestal alemão com 20 anos de experiência, Peter nos ajuda a entender como as árvores se comunicam, se relacionam, formam famílias, cuidam dos doentes, têm memória, se defendem de agressores e competem para sobreviver, entre si e com outros seres do seu meio. Mas o mais legal é que tudo isso leva a nos darmos conta de outra perspectiva sobre o tempo, velocidade e escala das coisas e ações, e assim ajuda a repensarmos nossa visão, nossos julgamentos e nossa relação com a natureza.

4. THE ART OF LEARNING | Josh Waitzkin

Indicação de Rafael Zerbini

Uma figura pública desde que ganhou seu primeiro Campeonato Nacional de Xadrez aos nove anos de idade, Waitzkin foi catapultado para o turbilhão da mídia quando adolescente, quando o livro de seu pai “Searching for Bobby Fischer” foi transformado em um grande filme. Depois de dominar o mundo do xadrez escolar por dez anos, Waitzkin expandiu seus horizontes, assumindo a arte marcial Tai Chi Chuan e, finalmente, ganhando o título de Campeão Mundial. Como ele foi capaz de alcançar o auge de duas disciplinas que na superfície parecem tão diferentes? “Percebi que o que faço de melhor não é Tai Chi e não é xadrez”, diz ele. “O que faço de melhor é a arte de aprender.”

5. COMO SALVAR O FUTURO | André Carvalhal

Indicação de Julia Caleffi

Trabalhar com futurismo e futuros possíveis nos faz querer sempre enxergar “lá na frente”. Foi justamente o contrário que busquei neste livro — queria um pouco de “presente” no meio de tantos futuros. O autor nos convida a fazer uma autocrítica sobre nossas ações do hoje e a refletir sobre como mudanças de atitude no presente podem alterar o nosso amanhã. É uma leitura fluída, com capítulos independentes e ao final de cada um tem referências de livros, documentários e filmes sobre os temas abordados. “Tudo vai dar certo no futuro", diziam por aí. Mas pela primeira vez em nossa vida, estamos nos deparando com uma possibilidade tangível de cancelamento do futuro.

6. THE PSYCHOLOGY OF ZELDA | Edited by Anthony M. Bean, PhD.

Indicação de Igor Oliveira

Sou fã de videogames desde sempre, mas confesso que tenho uma conexão especial com um jogo em particular: The Legend of Zelda — Ocarina of Time, do Nintendo 64. Esse não é o único jogo que marcou minha vida de alguma forma, mas com certeza representa uma conexão com meu irmão mais velho, e foi algo que me aproximou de toda a franquia do game. À medida que meu interesse por desenvolvimento de jogos cresceu, minha vontade de entender mais sobre a psicologia dos games também aumentou. E como gosto de juntar o útil ao agradável, acabei me deparando com esse livro, The Psychology of Zelda. O texto é uma coletânea de artigos científicos, análises e pontos de vista de estudiosos e profissionais de diferentes áreas, que conectam as histórias, momentos, trilha sonora, linguagem, personagens e desafios da franquia com suas reflexões em nosso psicológico. O livro me ajudou a entender mais sobre o porquê eu (e muita gente) acha esses jogos tão cativantes. Recomendo para quem gosta de jogos de videogame em geral, para quem gosta de psicologia e, especialmente, para quem é, assim como eu, fã.

7. SOBRETUDO DE PROUST: HISTÓRIA DE UMA OBSESSÃO LITERÁRIA | Lorenza Foschini

Indicação de Mariana Dora

Livro finíssimo e delicioso sobre a história real de um excêntrico senhor que teve um papel essencial na preservação da memória do Proust. Uma deliciosa viagem no tempo. É um fã que ocupa um lugar ativo na preservação da memória de seu ídolo.

8. O CONDE NEGRO| Tom Reiss

Indicação de Mariana Dora

Tom Reiss desvenda a vida do pai de Alexandre Dumas, autor de algumas obras famosas como: Três Mosqueteiros, O homem da Máscara de Ferro, O Conde de Monte Cristo, por exemplo. Além de ser responsável pela adaptação de O Quebra-Nozes (a edição da Zahar deste livro é primorosa com a versão original e a adaptada por Dumas). Cheguei na biografia deste grandioso homem, que batalhou junto a Napoleão no Egito, durante uma viagem por links, que me instigou a saber mais sobre esta pessoa. Entretanto, não encontrei nenhuma fonte interessante. Decidi me aprofundar neste livro que é uma aventura. Através da leitura dele é possível compreender melhor o enredo dos livros do Dumas filho. Uma teia que interliga a história do pai com o filho, que encontrou na literatura uma forma de manter a memória do pai viva.

9. THE EXPANSE (série de livros)| James S.A. Corey

Indicação de Lucas Leal

O primeiro livro da série, Leviathan Wakes, foi lançado em 2011 e pouco depois foi adaptado pela Netflix, onde ganhou o mainstream. Em 2019, foi lançado o oitavo e penúltimo livro da saga, e os autores, uma dupla que assina sob o pseudônimo James Corey, já anunciaram que o volume final sai agora em Outubro de 2021 (toma essa, George R.R. Martin). Falando em Game of Thrones, os autores são amigões do George e The Expanse é muitas vezes descrito como “GoT no espaço” pela trama de conflitos e política. A premissa da série é a seguinte: em um futuro onde a colonização da nossa galáxia é uma realidade, os governos da Terra e de Marte, além de outras facções independentes, estão em uma espécie de guerra fria espacial após ataques terroristas à uma embarcação da Terra. Em meio a tudo isso, uma trama envolvendo biologia alienígena e civilizações antigas super avançadas trazem um tom de mistério para a série. Eu fui introduzido nesse universo pela adaptação da Netflix, mas logo fui atrás dos livros e até hoje não terminei todas temporadas (que por curiosidade, depois de um cancelamento foi parar no Prime por pedido do próprio Bezos, que é super fã da série). Um dos pontos fortes dos livros para mim, além do enredo, é a descrição super verossímil de como seria se nossa galáxia fosse totalmente colonizada e os conflitos decorrentes disso. Recomendo pra quem curte ficção científica, histórias com bastante conflitos políticos e ação.

10. NADISTAS E TUDISTAS | Patrícia Gwinner & Doc Comparato

Indicação de Tiago Mattos

Sempre que me perguntam qual é o melhor livro que já li na vida, cito dois: "Em busca de sentido" do Vitor Frankl e "Nadistas e Tudistas". Valentin, meu filho, adora historinhas e, por causa disso, resgatei algumas histórias da minha infância para compartilhar com ele. Em 2020 o livro "Nadistas e Tudistas" foi uma dessas preciosidades, pois é um livro que parece infantil, mas é bem adulto, ainda mais em uma época de polarização tão exacerbada. Vale a leitura para crianças, e adultos também.

11. ANDRÓIDES SONHAM COM OVELHAS ELÉTRICAS? | Philip K. Dick

Indicação de Kim Trieweiler

Preciso confessar duas coisas. Primeiro, não li esse nessas férias (comecei a ler Duna, mas não vou indicar antes de terminar e ele é GIGANTE). Segundo, e mais importante pra essa indicação, eu sou MEGA fã do filme Blade Runner. Então, ler a obra que inspirou o filme foi, pra mim, uma experiência absurdamente incrível. Enquanto o filme explora a fundo a questão dos replicantes — o que é ser humano, como nossas memórias nos moldam, estruturas sociais em decadência e uma série de outros temas — o livro, apesar de curto, é recheado de outros temas, como religião, controle de sentimentos entre tantos outros. Apesar da estrutura central ser parecida, na minha opinião, são duas histórias completamente diferentes. Os próprios personagens são construídos de forma muito diferente, o Deckard, o protagonista, principalmente. Para quem curte uma ficção, é um prato cheio.

--

--

Fernanda Prestefelippe
Aerolito

Actually, the best gift you could have given her was a lifetime of adventures. Instagram @feprestefelippe