Encanto e Família

Fazendo analogias e refletindo sobre essa estrutura de opressão

Ana Paula Fernandes
Afetos Insurgentes
3 min readFeb 1, 2022

--

Print de cena do filme Encanto da Disney, aonde Mirabel e Bruno olham com cara de espanto para a “câmera”.

Assisti Encanto e tenho algumas analogias e reflexões sobre família para compartilhar. Reflexões essas que são feitas há muito tempo por várias pessoas, e acho de extrema importância a gente continuar refletindo, principalmente como coletividade.

1. Abuela, a estrutura familiar:

Minha interpretação da matriarca da família, Abuela, é que ela representa a estrutura familiar.

  • Lida com as pessoas sob o aspecto que interessa para a proteção da família, sem se interessar por quem aquelas pessoas são e o que desejam. A única coisa que importa é como elas vão perpetuar aquela estrutura. Nunca é sobre as pessoas e sim sobre a família como instituição.
  • Qualquer coisa é válida para a perpetuação da estrutura familiar: os fins justificam os meios.

2. Bruno, as minorias:

Bruno representa as minorias (LGBTQI+, PCDs, pessoas não brancas, pessoas gordas…).

  • Quando as pessoas não ajudam na perpetuação da família, são excluídas automaticamente. E na maioria das vezes a forma de fazer isso é induzir a culpa da exclusão sobre a própria pessoa. Bruno passa o filme todo dizendo que a culpa é dele e não da Abuela, aquela que como já disse, representa a estrutura familiar.

3. Mirabel, o neoliberalismo:

Mirabel seria o neoliberalismo insatisfeito com essa opressão.

  • Conversa com algumas pessoas e dá a sensação a elas de liberdade. Só que elas ainda estão presas dentro da estrutura familiar.
  • Para conseguir enganar bem as pessoas, ela (Maribel como neoliberalismo) destrói a casa. A ideia de destruir a família só existe até um certo ponto, porque na verdade é uma reconstrução da opressão (a estrutura família). Todo mundo da comunidade (que aqui representa a sociedade) vai ajudar a reconstruir a família. A estrutura familiar não acabou, só foi reformulada, que é exatamente o que o neoliberalismo faz.

4. No fim, é só neoliberalismo:

  • O final é todo neoliberal, uma atualização para que a opressão não acabe. O círculo se fecha com a foto de toda FAMÍLIA junta, incluindo as minorias, dizendo: “Olha, vocês também podem fazer parte dessa estrutura de opressão. Vem!!!”

5. Finalizando:

Essa é uma análise de quem tem pesquisado há bastante tempo sobre as estruturas de opressão, incluindo a família.

A intenção é trazer a reflexão. Vou deixar aqui algumas leituras que acho importantes:

Indicação de leitura:

--

--