Família NÃO é o mesmo que Rede de Afetos

Se vamos descentralizar nossos afetos, isso tem que incluir a família/parentes

Ana Paula Fernandes
Afetos Insurgentes
3 min readJan 5, 2021

--

Imagem da família Dinossauro, retirada daqui

Eu tenho um ponto que nem todo mundo gosta de falar sobre, e acho que por isso não é muito falado nos grupos de não monogamia.

E acho que se a gente vai descentralizar nossos afetos, isso tem que incluir a família/parentes.

Vejo bastante nos grupos de não monogamia a questão de contar ou não sobre a gente se relacionar de forma não mono para família/parentes, e isso, na minha visão, mostra também como a hierarquia familiar ainda é muito forte, e que acho de suma importância desconstruir isso.

Quando a gente fala de não hierarquia, a célula família está muito incluída nisso. É um debate que vejo pouco, porque parece que as pessoas não querem falar sobre. Quase um tabu.

Geralmente quando toco no assunto, o que mais aparece é “vamos ressignificar a palavra”. 🙄

Me pergunto se vocês também querem ressignificar a palavra racismo, ou machismo, ou capitalismo, ou capacitismo

Opressão não se ressignifica. E a ESTRUTURA família é uma forma de opressão.

E vale lembrar que ter uma boa relação com parentes não significa que automaticamente a ESTRUTURA família deixou de ser opressora.

‘Mas Ana, então qual palavra usar para as pessoas que são mais próximas da gente?’

Rede de afetos.

O termo já existe e é bastante usado por quem não hierarquiza relações.

‘Ah, mas rede de afetos é outra forma de falar família. A gente pode ressignificar a palavra, pra ela significar redes de afetos. Porque família é uma rede de afetos.’ 🙄

NÃO, FAMÍLIA NÃO É UMA REDE DE AFETOS.

A estrutura família é sobre propriedade.

Por isso também as crianças são lidadas como objetos. Os pais da criança são donos delas. A estrutura família não é sobre afeto, é sobre poder.

E não é sobre o individual, é sobre a estrutura.

Acho importante falarmos e refletirmos sobre isso. Me incomoda muito essa tentativa de ressignificar uma opressão (porque é o que a estrutura família é).

Eu falei sobre isso em um grupo de não monogamia, e uma pessoa falou:

Trabalho família na clínica. Família nuclear é fonte de 75% dos sintomas. Nunca pensei nessa de usar outro nome, mas a desgraça da neurose familiar burguesa é a base da reflexão em psicanálise.

Eu entendo que para quem tem boas relações com parentes, deve ser difícil ver a estrutura família como uma opressão.

Mas aqui é importante um olhar sobre a estrutura e como ela se manifesta.

Indicações de leitura e vídeos:

“Repensando o desejo por construir família: um passo importante na artesania dos afetos. @genipapos “ Link para a leitura do texto: https://www.instagram.com/p/CSR_S3qHuIa

--

--