Homenagem ao amigo Thiago Blumenthal (1981–2020)

Ep 01 Temp 02 (28.01.2021)

Afinidades Eletivas - Podcast
afinidadeseletivas
2 min readJan 28, 2021

--

O primeiro episódio da nossa segunda temporada é uma homenagem ao amigo Thiago Blumenthal Z”L, um dos criadores do podcast Afinidades Eletivas.

Apresentadores:

Juliana de Albuquerque, Eduardo Cesar Maia e Cristhiano Aguiar

Depoimentos:

Gloria Carneiro do Amaral, Moacir Amancio, Andrea Kogan, Gilberto Morbach, Natalia Portinari, Thais Lancman, Uri Lam, Paula Carvalho, Antônio Xerxenesky, Bruno Ferreira, Vitor Santi, Ludmila Franca-Lipke, João Villaverde, João Montanaro, Juliana Cunha.

Edição:

Tarcísio Feliciano e Souza

Thiago Blumenthal (Foto: Arquivo do blog O Estado da Arte)

Sugestões de leitura:

  • Juliana de Albuquerque recomenda Narrativas do Espólio, de Franz Kafka (Editora Companhia das Letras, 2002)
  • Cristhiano Aguiar recomenda o livro O Conto Iídiche, editado por Jacob Ginsburg (Editora Perspectiva, 1966)
  • Eduardo Cesar Maia recomenda o conto “A Partida”, de Franz Kafka:

“Ordenei que tirassem meu cavalo da estrebaria. O criado não me entendeu. Fui pessoalmente à estrebaria, selei o cavalo e montei-o. Ouvi soar à distância uma trompa, perguntei-lhe o que aquilo significava. Ele não sabia de nada e não havia escutado nada. Perto do portão ele me deteve e perguntou:

– Para onde cavalga, senhor?

– Não sei direito — eu disse — só sei que é para fora daqui, fora daqui. Fora daqui sem parar: só assim posso atingir meu objetivo.

– Conhece então seu objetivo? — perguntou ele.

– Sim — respondi -. Eu já disse: “fora-daqui”, é esse o meu objetivo.

– O senhor não leva provisões — disse ele.

– Não preciso de nenhuma — disse eu -. A viagem é tão longa que tenho de morrer de fome se não receber nada no caminho. Nenhuma provisão pode me salvar. Por sorte esta viagem é realmente imensa.”

--

--

Afinidades Eletivas - Podcast
afinidadeseletivas

Podcast cultural feito por Juliana de Albuquerque, Thiago Blumenthal, Eduardo Cesar Maia e Cristhiano Aguiar.