Quem faz o podcast?

Os perfis dos criadores do Afinidaes Eletivas.

Afinidades Eletivas - Podcast
afinidadeseletivas
5 min readDec 16, 2020

--

Marx Brothers, Duck Soup (1933)

No Decamerão, um grupo de amigos resolve enfrentar a peste e o isolamento social através da conversa e do compartilhamento de histórias. O nosso podcast também começou mais ou menos assim, quando o saudoso Thiago Blumenthal e Juliana resolveram gravar as próprias conversas durante a pandemia de COVID-19. Hoje, três amigos com interesses distintos juntam-se para conversar sobre cultura; sempre a contar com a presença de um especialista convidado.

Confiram os nossos perfis!

Thiago Blumenthal (1981–2020) foi um dos criadores do podcast Afinidades Eletivas, havendo participado da primeira e da segunda temporada do programa. Morto em novembro deste ano, Thiago foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e colaborador do Estado da Arte — Revista de Cultura, Artes e Ideias do Estadão.

Thiago era jornalista, mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo e doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Grande conhecedor de Franz Kafka e Marcel Proust. Ensaísta, Thiago foi um dos fundadores da editora Lote 42.

Juliana de Albuquerque (Foto: Jessica Bruning)

Juliana de Albuquerque é
colunista do jornal Folha de S. Paulo, doutoranda em filosofia e literatura alemã pela University College Cork e mestre em filosofia pela Universidade de Tel Aviv, com estágio de pesquisa e ensino na Universidade de Konstanz e recente passagem pela Universidade de Tübingen.

Juliana gosta de sebos e brechós, bicicletas e fotografia analógica. É apaixonada pelos registros cinematográficos de Gordon Willis e Sven Nykvist. Fã de Roxy Music e Serge Gainsbourg. Leitora de Goethe, Nietzsche e Freud. Entusiasta da literatura produzida por Saul Bellow e Isaac Bashevis Singer. Canceriana. Para o desespero da mãe, usa o mesmo modelo de armação de óculos desde 2011.

Eduardo Cesar Maia (Foto: arquivo pessoal)

Eduardo Cesar Maia é professor de Comunicação e Literatura na Universidade Federal de Pernambuco. Escreve para a Revista Continente, o Café Colombo e para o Estado da Arte — Revista de Cultura, Artes e Ideias do Estadão. É doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, com estágio doutoral na Universidad de Salamanca (Espanha). Realizou um mestrado em Filosofia pela Universidad de Salamanca. Gosta do cinema de Billy Wilder e de Howard Hawks, da literatura de Pirandello e de Guimarães Rosa e do ensaísmo de Ortega y Gasset e Alfonso Reyes. Apesar de já ter atingido a infame marca dos 40, ainda joga futebol regularmente, ou pelo menos jogava antes do fim do mundo.

Cristhiano Aguiar (Foto: Ester Carolina)

Cristhiano Aguiar é escritor e professor. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuou como pesquisador-visitante na University of California, Berkeley, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduaão em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor de Espaços e narrativas ficcionais: uma introdução (Editora Mackenzie, 2017), bem como dos livros de contos Na outra margem, o Leviatã (Lote 42, 2018) e Trilogia da Febre (Vacatussa, 2020). Gosta de coisas trevosas, de poesia antiga, da Biblia e de literatura contemporânea. Apesar de entrar na casa dos 40, voltou a jogar videogames e colecionar quadrinhos, principalmente da DC Comics.

Tarcísio Feliciano e Souza (Foto: arquivo pessoal)

Tarcísio Feliciano e Souza é aluno de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou sua breve jornada pelos caminhos dos reinos do podcast no Café Colombo — quando o programa ainda era veiculado na Rádio Universitária FM — , onde descobriu o seu apreço por arranjar conversas e ideias alheias.

É apaixonado pela voz da maior cantora deste país, Lívia Nestrovski; tanto quanto é pelo samba de Douglas Germano e pelo multiverso de Romulo Fróes e Rodrigo Campos. Além da genial Bojack Horseman, gosta muito das séries retardadas Trailer Park Boys e The Office (vale destacar que passou por um processo de convertimento muito recente em relação a esta). Como um bom vegetariano estrito, encontra nos sabores das comidas um dos maiores prazeres da sua vida.

Maria Larissa Farias (Foto: arquivo pessoal)

Maria Larissa Farias é doutoranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (instituição onde também fez mestrado em Teoria da Literatura). Gosta de David Lynch e Ingmar Bergman, de Thomas Mann e Dostoiévski, de Guimarães Rosa e George Steiner. É apaixonada por David Bowie, Leonard Cohen e João Gilberto. Dedica tempo considerável de suas folgas para ouvir jazz e rever episódios de Seinfeld, Curb Your Enthusiasm e Star Trek.

José Roberto de Luna Filho (Foto: arquivo pessoal)

José Roberto de Luna Filho é bacharel em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrando em Teoria da Literatura pela mesma instituição. Ouve pouca música, mas se comove com Lacrimosa. Não entende muito de pintura, mas é apaixonado pelos quadros de Alexandre Cabanel. Assiste a poucos filmes, mas já viu boa parte da filmografia de Woody Allen. Gosta mesmo é de literatura: Balzac, Flaubert, Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto são seus favoritos, embora talvez seja O processo o melhor livro que já leu. Em relação a crítica literária, considera-se um insubordinado seguidor de Freud, Derrida e Barthes.

--

--

Afinidades Eletivas - Podcast
afinidadeseletivas

Podcast cultural feito por Juliana de Albuquerque, Thiago Blumenthal, Eduardo Cesar Maia e Cristhiano Aguiar.