Afya na Conferência do IFC

Cintia Moraes Marin
afya
5 min readMar 28, 2024

--

A Afya fez sua estreia nos fóruns anuais do International Finance Corporation, em março. O IFC é a instituição membro do Grupo Banco Mundial voltada para o fortalecimento do setor privado nos países em desenvolvimento com vistas ao combate à pobreza.

Todos os anos o IFC realiza uma agenda para discutir ora o pilar educação, ora o pilar saúde. Em 2024, foi a vez da educação, e a Cidade do México foi o local escolhido para a 9ª Conferência Global de Educação do IFC, entre os dias 6 e 8 de março. Com o tema Disruptar, Repensar & Redesenhar: Sistemas Educacionais para um Mundo em Transformação, a conferência teve como foco o debate sobre formas de remediar perdas de aprendizagem e a integração de tecnologias para o aprimoramento do ensino.

Cerca de 400 participantes do setor educacional, de várias partes do mundo, estiveram presentes, representando universidades, ministérios da Educação, empresas de educação e tecnologia educacional, além de instituições financeiras de desenvolvimento e firmas de private equity.

A programação incluiu sessões plenárias e apresentações em uma variedade de tópicos, como:

  1. IA Generativa e o Futuro da Educação
  2. Transformação Digital no Ensino Superior
  3. A Evolução do Mundo do Trabalho
  4. Ensino e Aprendizado: Novas Fronteiras
  5. Colaboração Público-Privada na Formação de Mão de Obra capacitada
  6. A Voz da Juventude
  7. O Futuro das Universidades
  8. Capacitação Orientada para a Indústria
  9. Gênero e Educação
  10. Inovação em Pedagogia e o Impacto da Tecnologia
  11. Aprendizagem ao longo da vida: Soluções Inovadoras para a Força de Trabalho
  12. Inovações em Financiamento Estudantil
  13. Novos Rumos na Empregabilidade

O crescente apetite por tecnologia e o conhecimento baseado em ciência foram temas que dominaram os debates. A tecnologia agora é onipresente em todos os sistemas educacionais, e a transformação digital é uma necessidade para as instituições educacionais permanecerem competitivas, tendo em vista que as modalidades de aprendizagem híbrida e mista são o futuro da educação. Outro recado que ficou ecoando durante a 9ª Conferência Global de Educação do IFC: os efeitos da pandemia em todos os níveis da educação, que exigem que repensemos e redesenhemos os sistemas educacionais para remediar as perdas de aprendizado e integrar a tecnologia — IA, especialmente — com foco em melhorar a experiência de quem ensina e de quem aprende.

A conferência explorou a forma como o ensino superior pode ser organizado para alcançar mais estudantes e garantir que tenham as competências relevantes para o mercado de trabalho mundial. Houve inclusive muitas menções à discrepância entre o recém-formado que as instituições de ensino entregam e o perfil do profissional que o mercado de fato busca, e muitas vezes não encontra.

Destaque do evento

O palestrante mais aguardado do evento, Michael Crow, presidente da Universidade Estadual do Arizona, fez a primeira grande participação no salão principal e fez jus à expectativa criada em torno dele, de tal forma que seu nome foi repetido ao longo das demais apresentações que aconteceram na 9ª Conferência Global de Educação do IFC.

“Realmente foi uma grande oportunidade poder ouvir o prof. Michael Crow, da Arizona State University, que há seis anos é considerada a mais inovadora dos Estados Unidos pelo US News World Report. Tenho uma grande admiração pela história que ele construiu, baseada em confiança, cultura como fortaleza e uma metodologia superinovadora. Em conversa após a conferência, ele destacou as grandes oportunidades que Afya e Arizona State University têm para a construção de agendas conjuntas”, celebrou Luiz Claudio Pereira, Diretor de Ensino da Afya.

Além de Luiz Claudio, a Afya esteve representada pela Diretora da Sustentabilidade, Cíntia Marin, que compôs um dos painéis do evento, intitulado Health Education. Mediada por Zeynep Kantur, IFC Global Head of Health, o painel contou ainda com a participação de Stefan Wisbauer, CEO da Lecturio; Luis Lopez, da Agora Education; Salah-Eddine Kandri, da Humania e CEO Education Investments (Saudi Arabia/ UAE).

“Foi incrível poder representar a Afya ao lado de lideranças tão proeminentes no cenário internacional. Tive a oportunidade de falar do vitorioso modelo de ecossistema criado pela Afya e como estamos transformando as regiões onde atuamos, com alta geração de impacto social e de transformação nos indicadores de atenção básica de saúde”, destacou Cíntia.

Outro key speaker da sala principal do Fórum foi Jeff Selingo, autor best-seller do New York Times. Ele se somou a outros nomes de destaque como Gary Bolles, pioneiro no estudo do futuro do trabalho; Tony Wagner, especialista em aprendizagem ao longo da vida; Richard Gerver, autor best-seller e pensador focado em educação de linha de frente; Roy Douglas, CEO da AdvTech; Yasmine Bennamour, ex-presidente da África da LCI Education e CEO da HEM no Marrocos; e Luis Lopez, presidente da Honoris United Universities.

História da Conferência Global de Educação do IFC

Partindo de inícios simples no porão da IFC em Washington há mais de 20 anos, a Conferência Global de Educação da IFC é um grande fórum para qualquer pessoa envolvida em operações e investimentos em educação privada. Antes da mudança repentina para um formato online com uma série de webinars durante a pandemia de Covid-19, a conferência foi realizada em lugares grandiosos como Cidade do Cabo (2018), Hong Kong (2016), San Francisco (2014) e Dubai (2012). Pela primeira vez, o IFC trouxe a conferência para a América Latina, na Cidade do México.

--

--