Diversidade e Inclusão na Afya: como e por que fazemos o que fazemos

Carol Terzi
afya
Published in
6 min readJun 11, 2024

Neste artigo vamos trazer como estruturamos a jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão na Afya. Tudo começou no início de 2021 quando, impulsionada pela pauta de ESG, a área de Gente se uniu com o time de Sustentabilidade e juntos começaram a desenhar o que fazia sentido e quais seriam os pontos para focar pensando no S da sigla (social) e na atuação do time de Gente frente ao tema de diversidade e inclusão. A estruturação do programa de diversidade e inclusão se deu não apenas para atender expectativas sociais e regulatórias, mas também para melhorar o desempenho organizacional e fortalecer a nossa marca.

Fundado com sua base em dois pilares: Educação e Suporte, o programa de diversidade veio com o objetivo de promover ações de sensibilização e treinamentos para todos os colaboradores, incluindo palestras e workshops, entre outras formas para educar nossas pessoas em relação à diversidade e inclusão, além de manter um canal de comunicação para que as pessoas que estão inseridas nos grupos minorizados possam trocar sobre desafios e compartilhar suas experiências.

Entendendo a delicadeza da pauta, definimos os ciclos de implementação numa linha inicial de educar, sensibilizar e equalizar o conhecimento de nossas pessoas referente ao tema para os anos de 2021 e 2022.
Com o apoio de uma consultoria externa, refletimos muito sobre propósito, objetivos, frentes de atuação e estabelecemos prioridades. Iniciamos com duas frentes estratégicas: equidade de gênero atrelada ao compromisso público que assumimos junto à ONU de ter 50% de mulheres em cargos de gerência e acima até 2030, e inclusão de pessoas com deficiência, tema que sempre foi olhado com muito carinho aqui na Afya. Partimos da premissa que faríamos em etapas, consolidando as duas pautas iniciais, ganhando espaço, maturidade e consistência para depois entender em que momento, poderíamos abrir para outras frentes, olhando para as questões de etnias e população LGBTQIAPN+.

Como próxima etapa, estruturamos as diretrizes do programa baseado no entendimento de ESG considerando as metas/resultados esperados, cenário interno e externo para assim definir a estrutura funcional do programa visando em médio prazo obter documentos e políticas para fortalecer e direcionar o tema internamente. Eis que surgem os grupos de afinidade com o propósito de serem os guardiões e multiplicadores da diversidade em um espaço seguro e de escuta ativa com a finalidade de aumentar o senso de pertencimento entre seus participantes.

Estabelecemos então papeis e responsabilidades de cada um: Sponsors, Embaixadores, Líderes e Aliados, desenhando assim a governança do programa.

  • Sponsors: definem diretrizes em nível estratégico para o programa, considerando a estratégia do negócio e objetivos a longo prazo da Afya, aprovam ações estruturantes que impactem a empresa e devem apoiar a eliminar barreiras, alocar recursos financeiros nas ações do programa.
  • Embaixadores: atuação voluntária de uma pessoa da Alta Liderança (diretoria ou acima) com a incumbência de ser um porta-voz do tema na cia., interna e externamente; trazer à dinâmica do grupo um olhar mais estratégico, recebendo demandas dos Líderes dos Grupos de Afinidade e orientando quanto à prioridades e execução e ser um elo entre o “estratégico” e o “tático”, compartilhando updates sobre o tema nas reuniões de liderança e apoiando na formação de alianças para apropriação do tema pela Afya como um todo.
  • Líderes: pessoas eleitas dentro dos grupos de afinidade que terão um papel de liderança, atuando como porta-vozes de seus grupos, reportando os temas discutidos, apresentando demandas, deliberando prioridades junto com os demais representantes e em via de mão dupla; conduz e executa com o grupo o qual representa as ações planejadas.
  • Aliados: colaboradores voluntários de diferentes áreas reunidos com os objetivos de 1) impulsionar a mudança interna da cultura empresarial; 2) formar um espaço seguro para que as pessoas possam compartilhar as suas vivências profissionais e pessoais; 3) Estabelecer conexões para resolver questões específicas — principalmente àquelas voltadas para a promoção da diversidade dentro da companhia. Os aliados se encontram pelo menos uma vez ao mês em reunião online.

Foi em outubro de 2021 que a área de Diversidade foi realmente estruturada com a chegada de uma pessoa que viria para apoiar e consolidar a estratégia — foi quando eu cheguei! Logo na primeira semana tive a oportunidade conhecer os grupos de afinidade e mergulhar numa capacitação incrível ministrada por uma consultoria parceira. Ainda em 2021, capacitamos a nossa liderança e lançamos a trilha de diversidade e inclusão na Universidade Corporativa Afya (UCA). Batizamos o programa de diversidade de Somos Plurais.

Chegou 2022 e com ele mais desafios. Lançamos mais duas frentes estratégicas — étnico-racial e LGBTQIAPN+ — , continuamos numa toada de educar, sensibilizar e ir ganhando espaço, aliados e musculatura. Lançamos materiais internos de consulta, como a Cartilha de Boas Práticas e o Manual de Liderança Inclusiva.

O ano de 2023 foi uma grande virada, passamos por um processo em que o tema diversidade e inclusão virou uma pauta de negócio, uma área da empresa e se transformou num valor:

Diversidade nos fortalece

Temos orgulho de nossa pluralidade. Incluímos e promovemos oportunidades para as pessoas de diferentes sotaques, crenças e origens. Acreditamos que as diferenças potencializam nossa capacidade de inovação em negócios diversos e fortalecem nossas conexões.

Tivemos uma atuação muito mais forte de nossos aliados nos grupos de afinidade, discutindo temas que depois foram apresentados para toda a empresa, resultado de um trabalho de muita persistência e dedicação de todos envolvidos. Convidados de peso, como Reinaldo Bulgarelli, Regina Célia Barbosa e Maria da Penha estiveram conosco ao longo de 2023. Reafirmando nosso compromisso com a pauta de equidade de gênero, nos associamos ao MM360, Movimento Mulher 360 que atua para o empoderamento das mulheres em cargos de liderança no mundo corporativo. Palestras sobre racismo, letramento racial, microagressões e violência contra a mulher, inclusão de pessoas com deficiência, capacitismo, programações intensas sobre diversidade, equidade e inclusão. Encerramos o ano de 23 com um importante marco e um grande orientador para nosso caminhar: lançamos a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão, documento que reforça o compromisso da Afya em sermos inclusivos, diversos e respeitosos com todas as pessoas.

Hoje contamos com 4 grupos de afinidade, são eles:

  • Agora é que são Elas — equidade de gênero
  • Amigos Inclusivos — pessoas com deficiência
  • Cores da Afya — comunidade LGBTQIAPN+
  • Ubuntu — pessoas pretas e pardas

Para 2024, continuaremos pavimentando o solo e atuando com consistência, focados numa Afya cada vez mais diversa, inclusiva, com todos se sentindo bem e querendo estar aqui, trabalhando pertinho de nossos líderes, dando autonomia para nossos aliados serem os grandes porta-vozes da Diversidade, Equidade e Inclusão e nos munindo de informações e dados que nos tornarão ainda mais assertivos em nossas ações.

Você deve estar se perguntando: mas e as metas? Quando falamos de diversidade, estamos falando de uma pauta de negócio e aqui compartilho com vocês onde nossos esforços estão direcionados:

  • Aumentar a representatividade de pessoas negras em cargos de liderança;
  • Aumentar a representatividade de mulheres negras em cargos de gerência e acima;
  • Atinigir 100% da cota de pessoas com deficiência em todas as nossas unidades;
  • Atingir 50% de mulheres em cargos de gerência e acima

Ao longo desses 3 anos, foram mais de 400 colaboradores atuando como aliados da diversidade, mais de 500 colaboradores capacitados sob as temáticas de diversidade, equidade e inclusão e mais de 2.000 colaboradores conectados em eventos realizados ao longo dessa trajetória.

Quando olho para trás, muitas coisas passam em minha cabeça…. Pessoas que dividiram histórias duras e encontraram nos grupos de afinidade o acolhimento que nunca tiveram, situações que me tiraram de minha zona de conforto e me ensinaram muitas coisas, pessoas que desabrocharam e se tornaram grandes referências no tema tanto interna quanto externamente. Muito trabalho e muita dedicação.

Atuar na área de diversidade e inclusão é uma jornada enriquecedora que promove tanto o aprendizado quanto o engrandecimento pessoal. Este campo exige a compreensão e valorização das diferenças individuais, como gênero, etnia, orientação sexual, habilidades e muito mais. Ao trabalhar nesta área, desenvolvemos maior empatia, ampliamos nossa perspectiva sobre o mundo e cultivamos habilidades cruciais de comunicação e resolução de conflitos.

Além disso, podemos contribuir para a criação de ambientes mais equitativos e respeitosos, onde todas as pessoas podem prosperar. Essa experiência não só beneficia a sociedade como um todo, mas também nos transforma em indivíduos mais conscientes, justos e comprometidos com a promoção da dignidade humana.

Gostou de conhecer mais sobre o tema Diversidade e Inclusão aqui na Afya? Venha fazer parte do nosso time! Confira as vagas abertas e candidate-se: afya.gupy.io

--

--