#NossosIncríveis: Bárbara Monedeiro

Carreiras iClinic
afya
Published in
6 min readJun 12, 2020

Hoje vamos conhecer os desafios e conquistas de uma garota super comunicativa, de relacionamento fácil, batalhadora, referência do feminismo negro, profissional da área de tecnologia e, além de tudo com um futuro cada vez mais brilhante pela frente!

Bárbara é desenvolvedora front-end na iClinic, graduada em Informática Biomédica e mestra em Saúde Pública. Sua mãe é professora de artes, seu pai é taxista e moram em SP. Tem dois irmãos mais velhos: a Fernanda que fez graduação e doutorado em Química e atualmente mora na Polônia e o Diogo, que fez Ciências da Computação e trabalha na IBM nos EUA.

Nascida em São Paulo, quando era mais nova pensava em estudar Gastronomia, porém a escola era muito longe da onde morava, assim em decisão com sua mãe, resolveram realizar a matrícula em uma escola mais próxima de sua casa e conciliar os estudos com um curso técnico em Informática com ênfase em Programação. Essa escolha não foi muito difícil, pois aos 11 anos a Bárbara já tinha um blog de anime e se identificava bastante com o universo da tecnologia, e claro, se considerava uma verdadeira geek!

A prova de que talento é uma coisa que não falta nessa menina: ela fez 8 anos de aulas de dança do ventre
e é uma excelente desenhista!

Sempre muito decidida, já sabia desde a infância que queria estudar na Universidade de São Paulo (USP). Esse sonho teve grande influência da sua irmã, uma garota muito estudiosa, inteligente e esforçada, que compartilhava as principais informações e notícias da universidade, instigando ainda mais seu lado esforçado e sendo uma inspiração para Bárbara se tornar uma boa aluna.

Bárbara durante uma de suas primeiras aulas do curso de Informática Biomédica na USP.

Aos 17 anos prestou o vestibular e pode escolher entre: Informática Biomédica, Segurança da Informação e Análise de Sistemas. Não teve dúvidas em escolher o curso de Informática Biomédica na USP em Ribeirão Preto, pois viu a oportunidade de atuar em tecnologia e contribuir para a área da saúde.

Na época nem imaginava que sua trajetória profissional a levaria para a carreira em programação, mas sempre soube que gostaria de trabalhar em algo que gerasse impacto na vida das pessoas. Foi um momento de muita felicidade por ter alcançado essa conquista!

O curso foi bem difícil, teve que estudar muito, além do desafio de adaptar-se a uma nova cidade e morar longe dos pais. Foram momentos árduos mas que à fizeram amadurecer e aprender bastante.

Durante a graduação, teve a chance de realizar vários estágios. Participou do Centro de Voluntariado Universitário, atuou na Empresa Júnior como RH, organizou a Semana da Informática Biomédica, além de dar treinamento no Django Girls através do Pyladies. Todas essas experiências fizeram com que ela entendesse realmente o que gostava de fazer. Percebeu que ama estar em um ambiente empreendedor, colaborativo, dinâmico em que a pauta das conversas sejam novas tecnologias. Todas essas vivências resultaram em uma clareza muito grande de onde quer direcionar a sua carreira!

Barbs, como sempre engajada nos movimentos universitários, participando do Centro Voluntário Universitário (CVU).
Organizando a semana de Informática Biomédica e com a turma da Empresa Júnior.
Participando da Feira de Profissões da USP e compartilhando conhecimento por meio do treinamento no Django Girls através do Pyladies.

Ao terminar o curso de graduação decidiu permanecer em Ribeirão Preto, pois já estava super adaptada e gosta muito do clima da cidade: sol e céu azul, definem!

“Há uns 2 anos atrás fui em um evento chamado Health Innovation Show! Todas as publicidades tinham bastante diversidade étnica e aconteciam várias palestras ao mesmo tempo, mas ao olhar pro lado, as pessoas parecidas comigo eram da organização ou faxina e não tinha nenhuma palestrante afro! Pensei: Quero ser uma pessoa relevante para esse cenário, não é possível que a gente não tenha ninguém para nos representar e estar em um palco de inovação trazendo esse tipo de debate!”

Logo que terminou a graduação, trabalhou em uma startup na área da saúde. Um software de gestão de clínicas e consultórios, no qual ela era “multitarefas”, responsável pelos treinamentos, vendas, servidores, desenvolvimento front e back end. Até que em um momento, ela percebeu que fazia de tudo, e não conseguia se especializar em nada, assim decidiu que precisava se aprimorar em algo mais específico.

Trabalhando em uma startup da área da saúde, onde conheceu a Bis e Matheus, que também se tornaram iCliniquers

Tomando as rédeas da sua carreira, aceitou o convite de uma startup voltada para o e-commerce para atuar como Desenvolvedora Front-end, uma oportunidade muito interessante, pois sempre acreditou que acessibilidade é algo que está em constante melhoria e existe muita coisa que pode contribuir para que os usuários tenham cada vez mais boas experiências.

Segunda vez trabalhando em uma startup, agora de e-commerce, junto do Fellipe, Vitor e Marco que se reencontraram na iClinic e com o time de Produto na nossa festa de final de ano!

Aprendeu muito e alguns meses depois, através dessa experiência foi convidada para atuar na iClinic. Uma proposta incrível, pois voltaria a atuar na área da saúde, que está muito relacionada ao seu propósito de vida pessoal.

“Na iClinic, as pessoas são incríveis, cada um dá o seu máximo, as pessoas são participativas, um ajuda o outro… Existe o cuidado de que: a pessoa que está ao seu lado é mais do que a função que ela desempenha, ela é uma pessoa que tem história, tem uma trajetória, tem sentimento e isso reflete para que a gente se sinta motivado em fazer um trabalho melhor ainda! Juntos, um cuidando do outro!”

Com sua mãe durante um passeio cultural na casa de Portinari e durante uma “séria” reunião de família, junto de seus irmãos.

Em 2018 começou seu mestrado em Saúde Pública, na USP. Revela que foi um pouco exaustivo, pois não foi fácil conciliar os estudos com o trabalho, mas agora sente muito orgulho ao olhar pra trás. O tema abordado é a Inteligência Artificial aplicada em promoção de saúde e tratamentos de doenças que exigem cuidados por muito tempo, ou até mesmo a vida toda (como doenças crônicas, alguns tipos de câncer, e inclusive a tuberculose). A apresentação da sua tese aconteceu essa semana! Parabéns, Barbs! Estamos orgulhosos!

Durante sua transição capilar, quando cortou o seu cabelo bem curtinho e uma fotinha da infância, para vocês verem que ela não mudou nadinha!

A sua experiência na iClinic é muito intensa todos os dias! É um sistema robusto, que existe há muitos anos, com muitos desafios técnicos para vencer e sente que está em um time muito engajado para entregar um produto cada vez melhor. Inicialmente não tinha conhecimento na linguagem de programação que existe na stack de tecnologia da iClinic, porém teve a oportunidade de aprender, evoluir e agora se sente segura para encarar os desafios encontrados diariamente!

A Bárbara compartilha que se sente privilegiada por ter tido oportunidades e condições de conquistar tanta coisa! Por poder estudar, ter o apoio da família e morar em Ribeirão Preto. Mais incrível ainda é que seu casamento com o André está programado para Outubro!

O dia em que ficou noiva em um lugar "bem simples"!

Barbs, muito obrigada por compartilhar a sua história conosco, por dar o melhor de si em tudo o que está envolvida e por essa capacidade enorme de encantar as pessoas que estão ao seu redor! Sorte a nossa em ter você no nosso time!

Acompanhe sua jornada: Bárbara Monedeiro

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: Carreiras iClinic

LinkedIn: iClinic

Telegram: Carreiras iClinic

Conheça também nosso canal de vagas: Vagas iClinic

--

--