#NossosIncríveis: Ronaldo Duarte

Carreiras iClinic
afya
Published in
5 min readAug 7, 2020

Ronaldo, nosso desenvolvedor sênior, nasceu e cresceu em Sertãozinho, interior de São Paulo. É casado com a Alexandra e tem um baby chamado Arthur, de 2 aninhos. Conta com muito orgulho que seu pai era apaixonado por eletrônica, mesmo com dificuldades, vindo de uma família humilde, conseguiu se tornar técnico eletrônico e mais tarde, quando Ronaldo tinha 3 anos, fundou uma empresa de automação industrial.

Além de estimular os estudos, seus pais deram o seu primeiro computador quando ele tinha apenas 6 anos, um Hotbit da linha MSX! Em linguagem Basic, fazia joguinhos simples com formas geométricas desenhadas na televisão (o computador era ligado na TV de tubo mesmo). Foi crescendo e na adolescência gostava muito de videogame e tinha vontade de se tornar programador de jogos de computador, porém não sabia quais passos seguir! Um amigo de seu pai orientou que para programar em nível profissional teria que fazer ciências da computação na Federal de São Carlos.

O primeiro computador de Ronaldo: um Hotbit da linha MSX!

Com 12 anos, Ronaldo já sabia o que queria fazer e esse sonho seguiu até o momento da inscrição do vestibular, quando percebeu que o mundo era muito maior: existia ciências da computação, análise e desenvolvimento de sistemas, engenharia da computação, ITA, Unicamp, mundo infinito de possibilidades.

Ao chegar o resultado da UFSCAR, ficou tão feliz que logo se matriculou e estaria pronto para fazer os seus “jogos”! Porém, a realidade não foi bem assim! Ronaldo conta que sua mãe, muito sábia e apesar de São Carlos ser mais próximo de Sertãozinho, não estava muito contente em não visitar as outras universidades em que tinha sido aprovado e conseguiu convencê-lo (com seu jeito delicado), mesmo em lista de espera, a conhecer o campus da Unicamp. No dia da visita, saiu o resultado da lista de espera e acabou fazendo sua matrícula!

Duas grandes faculdades para escolher e ouvindo seu sexto sentido, decidiu ir para Campinas. Foi sua primeira vez saindo de casa, como era muito apegado a família, durante sua graduação, em exatamente todos os finais de semana voltava para sua casa. Três anos mais tarde, em 2000, seu irmão vai para a Unicamp para estudar engenharia elétrica.

Fun Fact 1: Em 2000, Ronaldo conhece sua esposa Alexandra, que era de Jaboticabal. Por coincidência: o irmão da sua mãe é casado com a irmã da sua sogra (confuso né?). E 8 anos depois, eles se casam.

No seu curso de engenharia, optou pela modalidade cursada na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação e sua disciplina favorita era Sistemas de Controle — chegou a pensar “quero fazer isso para a vida e não mais jogos”. Justo nesse período surge uma vaga perfeita para estagiar nessa área de sistemas de controle e em sua cidade natal! Conseguiu o estágio e quando se formou, a Smar o contratou como engenheiro de controle. No entanto, com apenas dois meses de casa, percebeu que a rotina do trabalho não fazia sentido para sua carreira e conseguiu uma transferência para área de desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e trabalhou na Smar até 2010.

Em seguida, foi para uma outra empresa, a DLG, também de automação industrial, onde conheceu o Leo Vanzella e mais tarde se encontraram novamente aqui na iClinic! Com algumas dificuldades econômicas no setor industrial, decidiu ir para a empresa Seg, dirigida por um grande amigo, que atua no setor de rastreamento de veículos. No entanto, apesar de uma sólida carreira com desenvolvimento de dispositivos embarcados e cansado do mercado de indústria, optou por fazer mudança 360 na sua vida profissional para trabalhar com a área Web, passou a conhecer e estudar mais sobre Python — tecnologia em ascensão na época.

Ronaldo fazendo alguns testes lá em 2011.
Palestrando na Embedded Systems Conference Brazil em 2013.

Em 2017 começa sua história com a iClinic, quando se aplicou a uma das nossas oportunidades. Todos nós adoramos o seu perfil, porém, como estava participando em estágio mais avançado no processo seletivo da Olist, aceitou o convite, uma vez que lá também tinha a experiência remota já instaurada.

Sempre teve muita disposição para transferir conhecimento. Logo que voltou para Sertãozinho após a graduação, se tornou professor voluntário de matemática no cursinho pré-vestibular Paulo Freire, que oferece aulas gratuitas para alunos de baixa renda. Ficou lá por 5 anos, saindo então para ser professor do curso de automação industrial no IFSP campus Sertãozinho, onde ministrou aulas de Eletrônica Digital, Redes de Automação Industrial e Programação de Microcontroladores.

Ronaldo sendo paraninfo na formatura do curso de Tecnólogo em Automação Industrial.

Em 2019, com algumas mudanças na estrutura da equipe de Produto e início do trabalho remoto, voltamos a procurar o Ronaldo e, felizmente, topou se juntar ao nosso sonho! Hoje faz parte do time de SRE (Site Reliability Engineering) e tem sido um dos colaboradores que mais indica talentos para nós.

O cantinho do home-office! Acompanhado da pergunta que não quer calar: será que é sempre organizado assim?

Enxerga com bons olhos as perspectivas futuras da empresa, acredita que tem muita coisa boa a ser estruturada na área e vem acompanhando a nossa evolução quanto a qualidade do código. Acredita que temos que continuar crescendo e “trazendo quem temos que trazer”. Além disso, pessoalmente, conta que seu desejo é ser muito bom naquilo que faz, se tornando uma referência! Temos a certeza de que está no caminho certo, Ronaldo!

Enquanto isso, desde que chegou, tem ajudado a companhia na estruturação do trabalho remoto e tem levantado essa bandeira junto a todos. Acredita que o home-office tem proporcionado estar mais presente na vida do seu filho de apenas 2 anos, que era um grande sonho seu e de sua esposa desde 2016, sendo concretizado com seu nascimento em 2018. Como pai de primeira viagem, passou por várias preocupações, mas que com a possibilidade de trabalhar remotamente na iClinic, tem percebido maior qualidade de vida e participação no desenvolvimento e aprendizado do Arthur.

Junto com o time de Produto da iClinic!

Acompanhe sua jornada: Ronaldo Duarte

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: Carreiras iClinic

LinkedIn: iClinic

Telegram: Carreiras iClinic

Conheça também nosso canal de vagas: Vagas iClinic

--

--