#NossosIncríveis: Tayná Bortini

Carreiras iClinic
afya
Published in
6 min readJun 5, 2020

Hoje na série #NossosIncríveis, vocês irão conhecer um pouco sobre o a Tayná, nossa Sales Líder. Ela é a responsável por garantir que nossos vendedores alcancem sua melhor performance, sempre.

Tayná, junto de seus pais e sua irmã.

Tayná Bortini é nascida em uma pequena cidade do interior de São Paulo, Urupês. É filha de seu Ederaldo e Fernanda, produtores rurais, e irmã da Tayssa, de 13 anos. Família chique faz assim: combina os nomes! Inclusive, Tayná é a própria mãe de pets - seus filhos são dois pugs, Theodoro e Tobias, e dois yorkishires, Tor e Tomás.

Tayná e seus filhos de quatro patas!

Desde criança, Tayná foi muito comunicativa e extrovertida e seu grande sonho era ser atriz. Conforme foi crescendo, foi identificando que realmente sua vocação era atuar com profissões que envolviam comunicação e, diante disso, optou por fazer o curso de Publicidade e Propaganda. Já no início, percebeu que aquilo não era exatamente o que estava esperando: sentia o curso um pouco superficial e redundante e entendeu que aquilo talvez não fizesse sentido para suas expectativas de carreira. Ao mesmo tempo, começou a se interessar pela área administrativa, que se mostrava mais ampla em termos de atuação e com oportunidades mais interessantes de estágio. Assim, optou por realizar uma transferência para o curso de Administração. Já no segundo ano, começou a estagiar em uma agência de Marketing.

Inicialmente, se candidatou para um processo seletivo na área de Marketing Digital, para atuar com pesquisa de lançamento de produto. Entretanto, foi convidada para atuar com capacitação de colaboradores e topou o desafio. A partir desta experiência, entendeu que era isso que gostava de fazer e se encantou pela área de Treinamento e Desenvolvimento.

Ao final do período de estágio, foi convidada para ser consultora da marca, mas optou por seguir seu sonho de realizar um intercâmbio: foi passar um ano em Boston. Lá, seu grande objetivo foi aprender um novo idioma, o inglês. Mas aprendeu muito mais que isso! Trabalhou em uma joalheria, vendendo jóias de luxo, e isso proporcionou sua primeira experiência com atendimento aos clientes - lidou com todos os tipos de pessoas e sotaques. Para conseguir viajar e conhecer outras regiões do país, trabalhou como entregadora de pizza e até fazendo saladas em restaurantes. E toda essa experiência possibilitou boa parte de seu crescimento pessoal e profissional no período da graduação.

Tayná durante o intercâmbio em Boston.

Voltando para o Brasil, finalizou o curso e logo já conseguiu um emprego na área de Pessoas e Gestão, atuando com endomarketing e comunicação interna, com foco total na experiência dos colaboradores. Participava da realização de eventos, do desenho das diferentes jornadas internas que a empresa proporcionava e de toda a organização de ações da empresa. Apesar de se sentir realizada com o trabalho, algo estava faltando: queria mais em termos de remuneração e sentia que podia ir além.

E aí foi quando seu caminho se cruzou com o da iClinic. Havia visitado com sua outra empresa algumas startups em São Paulo e se interessado muito pelos modelos de negócios que conheceu e as diferentes culturas organizacionais que observou - mais dinâmicas e menos burocráticas. Então, conversando com um amigo de infância, ouviu falar sobre a iClinic. Aníbal é nosso vendedor até hoje e havia acabado de entrar para nosso time de vendas. Comentando com a Tayná, passou um panorama em relação à empresa e ao modelo de trabalho comissionado de vendas, que possibilitava uma remuneração por desempenho interessante. E, assim, ela começou a pesquisar sobre a empresa e se candidatou para uma vaga na área de vendas e outra na área de Recursos Humanos (valeu, Aníbal!).

Tayná e Anibal, seu amigo de infância e também iCliniquer!

Após sua avaliação, foi direcionada para o processo seletivo da área de Vendas e, já na primeira entrevista, veio o primeiro choque: era uma realidade completamente diferente! A rotina era muito mais dinâmica e imprevisível - lidaria com diferentes perfis de clientes e teria metas bastante audaciosas para alcançar. Mas, mesmo diante da incerteza em relação à adaptação ao novo modelo de trabalho e à nova cultura organizacional, entendeu que aquele era o momento de se arriscar e aproveitar uma oportunidade que lhe proporcionasse aquilo que estava buscando. Entrou para a equipe em julho de 2019 e veio preparada para o desafio: já no onboarding foi captando a dinâmica da empresa, os desafios da área de Vendas e do dia-a-dia dos vendedores e aprendeu sobre nosso sistema com muita agilidade.

Em agosto, quando assumiu de fato o cargo, estava com expectativas de bater todas as suas metas, mas já foi preparada pelo time: esta não era a realidade de um vendedor recém-iniciado. Normalmente, há um processo de adaptação e rampeamento para que o colaborador consiga atingir suas metas. Mas essa não foi a realidade de Tayná, que bateu (como diriam no time, destroçou) as suas metas já no primeiro mês de trabalho. E assim foi se apropriando cada vez mais da rotina do time, de vendas consultivas e de todos os conteúdos para continuar se desenvolvendo. Se viu em uma cultura completamente diferente, menos burocrática e mais dinâmica, em que suas ideias eram incentivadas e seus projetos implementados. Era bastante coisa nova! E a peça chave para sua adaptação foi o time. Tayná conta que cada um cuidou de sua experiência para que fosse a melhor possível - e assim foi.

Tayná junto do time de Vendas durante a Black Friday e o Halloween.
Tayná e o Clube das Luluzinhas do time de Vendas da iClinic!

Mas ainda sentia que algo estava faltando: seria realmente aquilo que queria para sua carreira? Vender estava proporcionando seu grande objetivo de ganhar mais dinheiro, mas ainda tinha dúvidas se estava suprindo suas expectativas de carreira. Por suas experiências anteriores, havia entendido que a área que mais se identificava era de Treinamento e Desenvolvimento, mas, ao mesmo tempo, se identificava também com a dinâmica de Vendas. E aí, cinco meses depois, veio a virada de chave. Foi convidada para uma conversa com o Erick, head da área, que a convidou para assumir uma nova posição dentro do time: Sales Líder. Assumiria o desafio de gerenciar e garantir o desempenho de 10 vendedores, estruturando planos de capacitação e apoio para o time. E foi assim que juntou as duas coisas que mais ama e, desde então, segue possibilitando o alcance sucessivo de metas na área de Vendas.

Tayná, você é incrível! Obrigada por fazer parte do time :)

Acompanhe sua jornada: Tayná Bortini

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: Carreiras iClinic

LinkedIn: iClinic

Telegram: Carreiras iClinic

Conheça também nosso canal de vagas: Vagas iClinic

--

--