Programa de Mentoria para Mulheres Afya

FERNANDA TAMBORELLI PACHECO
afya
4 min readMar 21, 2024

--

Como e por que criamos o MMA

Historicamente, nós mulheres sempre fomos desfavorecidas em decorrência de diversos fatores que dificultam a inserção feminina no mercado de trabalho, com preconceitos e exclusões. A necessidade de atender aos padrões impostos pela sociedade e de ser aceita faz parte da vida das mulheres em todos as esferas.

Enfrentamos vários desafios para nos inserirmos no mercado de trabalho e conciliarmos jornadas múltiplas. Além de trabalharmos fora, a maioria é responsável por cuidar da casa, filhos, família e ainda lidar com a pressão de estar bonita, saudável e feliz.

As dificuldades de ascendermos na carreira começam desde o processo seletivo, no qual muitas empresas usam a maternidade como critério de eliminação. E, quando somos contratadas, precisamos lidar com disparidade salarial, preconceito e o assédio que ainda imperam em algumas organizações.

Há também quem diga que nós mulheres não possuímos tempo e disponibilidade suficientes para nos dedicarmos à família, carreira, estudos e cuidados pessoais, entre outros interesses. Com tantas responsabilidades e a pressão da sociedade, muitas de nós renunciamos oportunidades que poderiam alavancar nossas carreiras.

Atrelado a tantas dificuldades, ainda precisamos considerar que muitas mulheres também não possuem uma rede de apoio, seja ela familiar, de amigos ou dentro das organizações. Mas aqui na Afya é diferente, nos preocupamos genuinamente com nossos colaboradores, em especial, nossas mulheres.

Não à toa firmamos o compromisso público com a ONU de que 50% dos cargos de gerência e acima na Afya sejam ocupados por mulheres até 2030. Entre várias iniciativas para atingir esse objetivo, lançamos em 2023 o MMA, programa de Mentorias para Mulheres Afya, que tem como foco potencializar e desenvolver nossas líderes, preparando-as para ocuparem cargos mais estratégicos e estimulando que elas sejam protagonistas de suas histórias.

Na primeira edição, nossas selecionadas foram contempladas no programa de mentoria coletiva: 5 gestoras da alta liderança foram mentoras de 50 líderes em cargos de coordenação ou gerência de todas as unidades de negócio. A mentoria teve duração de 9 meses e contou com diversos momentos de trocas de experiências, encontros e papos inspiradores sobre protagonismo, mindset de crescimento, autoconfiança, liderança, criatividade e inovação. O programa foi um sucesso e muitas de nossas mentoradas se desenvolveram e foram reconhecidas internamente, ascendendo na carreira: 30% das participantes tiveram reconhecimento só no ano de mentoria, seja por mérito, promoção ou mudança horizontal de cargo.

Encerramos a primeira edição em 23 de janeiro com um encontro em São Paulo, que contou com uma palestra sobre Síndrome da Impostora com a Rafa Brites e também a participação da Edna Vasselo Goldoni, criadora do IVG — Instituto Vasselo Goldoni.

Neste ano de 2024, nosso programa continua a todo vapor e fizemos algumas adaptações. Pensando em personalizar o desenvolvimento de nossas mentoradas, selecionamos 36 participantes de primeira e média liderança, de diversas unidades de negócio, e, além das ações coletivas, elas terão uma mentoria individual com 36 mentoras executivas da Afya até o mês de agosto, quando faremos o encerramento da segunda edição do programa.

Nossa expectativa é que durante o MMA as participantes tenham a possibilidade de ouvir outras mulheres para entender como elas se sentem no ambiente de trabalho e fora dele, questionar e repensar as estruturas, assumir o protagonismo da carreira, combater vieses inconscientes, trocar ideias e experiências sobre diversos temas. Queremos ter cada vez mais um ambiente inclusivo, diverso e que dê o devido suporte às mulheres para assumirem novos desafios.

Veja o que dizem algumas participantes da primeira edição do MMA:

“O programa MMA foi um divisor de águas em minha carreira, ele me elevou a um outro patamar de profissionalismo, coragem e força, em especial quando me proporcionou a descoberta de que a verdadeira liderança reside na capacidade de transformar vulnerabilidades em oportunidades e forças e, com isso, me libertou de algumas crenças limitantes que eu nem sabia que carregava. Se eu pudesse resumir o programa em uma palavra, seria: ESPETACULAR!”
Janaina Andrade, Gerente de Análise de Dados

“Posso citar a mentoria para mulheres como um lugar de fala importante, que fez total diferença para o meu desempenho. Recentemente fui promovida para Direção Geral de uma unidade de ensino, essa oportunidade me deixou muito feliz e eleva ainda mais o meu conceito sobre a empresa, que valoriza e reconhece o desenvolvimento dos seus funcionários.” — Adriene Jacinto, Diretora Geral da Afya Guaranhus

“O MMA foi um presente na minha carreira, um espaço onde pude me acolher e ser acolhida como mulher e profissional, um lugar para me inspirar em outras lideranças femininas, mas também para aprender a me comparar comigo mesma. A meta é evoluir, mas evoluir de acordo com minha realidade, sem invalidar nenhum dos meus papéis (mulher, mãe, esposa, filha), respeitar meu processo e identificar meus sabotadores para traçar estratégias de como lidar com eles. Foi uma jornada incrível de autoconhecimento que desejo muito que possamos estender cada vez mais a outras mulheres de nossa companhia.” Keila Mendes, Gerente de Atração

Gostou e quer potencializar sua carreira numa empresa que valoriza as pessoas e busca a equidade de gênero?

👉 Confira as vagas abertas e candidate-se em afya.gupy.io.

--

--