Champion League: uma das maiores competições do mundo

As mulheres também não ficam de fora dessa grande competição

Champions League, o que é esse torneio?

A Champions League, em português Liga dos Campeões, é disputada anualmente, organizada pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), disputada por clubes europeus. É um dos torneios mais prestigiados do mundo, disputado pelas equipes mais bem classificadas nos campeonatos nacionais da Europa do ano anterior.

A final da Liga dos Campeões é o evento esportivo anual mais visto em todo o mundo. A final da edição de 2012/13 teve o maior número de audiência até o momento, atraindo 360 milhões de telespectadores. Iniciada em 1992, a competição é a sucessora da Taça dos Clubes Campeões Europeus ou Copa dos Clubes Campeões Europeus, que havia sido disputada desde 1955, acrescentando uma fase de grupos à competição, permitindo a participação de vários participantes de diversos países. A edição de 1992/93 foi inicialmente um torneio que havia apenas grupos, aberto apenas ao clube campeão de cada país. Durante a década de 1990, o formato foi expandido, incorporando uma fase pré-classificatória para incluir clubes que terminaram vice-campeões dos seus campeonatos nacionais.

Embora a maioria dos campeonatos nacionais da Europa apenas o campeão nacional possa participar, os campeonatos nacionais mais fortes oferecem quatro vagas para a competição e fornece até cinco vagas desde a temporada 2015/16.

No formato atual, a Liga dos Campeões começa em meados de julho com três rodadas de classificação. As dez equipes sobreviventes entram na fase de grupos, juntando-se a outras 22 equipes classificadas. As 32 equipes são colocadas em oito grupos de quatro equipes e jogam em um sistema ida e volta. As oito equipes que ficarem na primeira colocação em cada grupo e as oito que ficarem na segunda colocação de cada grupo, avançam para as próximas fases.

Títulos conquistados

O Real Madrid é o maior campeão da competição com 13 taças, seguido do Milan com 7, Bayern de Munique e Liverpool com 6, Barcelona com 5, Ajax com 4, Manchester United e Internazionale com 3, Benfica, Porto, Chelsea e Nottingham Forest com 2 e Celtic, Hamburgo, Steaua Bucareste, Olympique de Marselha, Borussia Dortmund, Feyenoord, Aston Villa, PSV Eindhoven e Estrela Vermelha com apenas 1.

A famosa taça orelhuda

Chances de títulos na próxima edição

A maioria das pessoas acredita que nessa edição vamos ter times que vão ser as surpresas do campeonato, e vão tentar surpreender as grandes e favoritas equipes. O Chelsea vai defender a taça, pois é o atual campeão, Bayern, PSG, Real Madrid, são os que mais chegam às semifinais e que são favoritos ao título.

A jornalista e torcedora Priscila, respondeu se ela acredita que a equipe do Real Madrid, tem chance de conquistar a famosa orelhuda esse ano - “Eu acredito que com a mudança do técnico, e com reforços, pode brigar sim, como é o time que eu torço na Europa e por ser um time grande confio que sim, vai brigar por mais um título".

O torcedor e telespectador do evento Lukas Souza, disse: - "acho que ele chega nas quartas ou semifinais, mas não vejo como campeão, a muitos times no momento que estão mais fortes em equipe do que eles, por exemplo o próprio Chelsea atual campeão, Bayern de Munique, Manchester city, até mesmo o PSG esteja mais forte que eles, entre outros".

No feminino também temos Champions League: e a mulherada joga muito

A Liga dos Campeões Feminina da UEFA é a primeira competição de futebol para equipes femininas da Europa. A competição começou a ser disputada em 2001/02. Por vezes, chamada de Copa Feminina da Europa, devido ao fato de não haver outra competição com o mesmo estatuto no continente, diferentemente do futebol masculino (que possui a Liga dos Campeões da Europa e a Liga Europa). As mulheres vem ganhando cada vez mais espaço nas competições internacionais, e com uns dos torneios mais cobiçados do planeta não é diferente.

O atual campeão Barcelona, tem conquistado mais espaços no futebol mundial.

"As mulheres têm ganhado cada vez mais espaço, não só no futebol, mas em tudo, e lugar de mulher é onde ela quiser", disse Priscila.

"Acho que pode mudar sim, pois ainda há muito preconceito de algumas partes sobre futebol feminino por não ser algo tão disputado em termos de times" - respondeu Lukas.

Taça da champions feminina

--

--