Como a medicina vê a Covid-19

Kauana Bacarin
Agência Comunitária de Notícias
3 min readApr 6, 2020

O que é vírus segundo a ciência?

Os vírus são seres formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos. Estes organismos são tão pequenos que só podem ser vistos com microscópio eletrônico.

Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular, ou seja, ele só se reproduz e vive por muito tempo quando está em uma célula de outro ser vivo. São seres acelulares, ou seja não são constituídos por células. Além disso não possuem metabolismo, e por isso há uma discussão no âmbito científico se ele é considerado ser vivo ou não.

Os vírus, num geral, sobrevivem por 24 horas fora de outro ser.

Como atua o covid-19 no corpo humano?

A estudante de medicina Maria Julia Roth, que vem estudando sobre o tema, explica como essa doença atua no organismo humano: o vírus assim que entra no organismo humano vai direto pro pulmão e depois para os alvéolos¹. No alvéolo ele encontra o pneumócito tipo ²². A reprodução desse vírus ocorre dentro do pneumócito tipo 2. Ele se multiplica tanto que o pneumócito morre. Quando ele morre o corpo entende como uma lesão, uma agressão. E aí vem as celulas de defesas, conhecidas como macrofagos. As interleucinas, que são tipos de proteína, são liberadas e entram na corrente sanguínea, ocorrendo um afastamento das células dos vasos, e assim aumenta a permeabilidade dos vasos. O plasma³ do sangue sai e vai pro alvéolo pulmonar. O alvéolo, que é responsável, por trocas gasosas entre o ar e o sangue, fica cheio de líquido (plasma). Por causa desse líquido, a pessoa não consegue fazer trocas gasosas, ou seja, respirar. Mas a pessoa possui muitos alvéolos em seu pulmão e somente este para de funcionar. E é por isso que pessoas com covid-19 têm falta de ar, se o vírus comprometer muitos dos alvéolos pulmonares de uma pessoa, pode levar a morte. Pessoas idosas, asmáticos, fumantes e outras pessoas do grupo de risco possuem o sistema imunológico comprometido, tendo grandes chances de terem mais alvéolos atingidos pelo vírus.

A febre é causada pois a interleucinas, que têm a função imunológica, estas estão na corrente sanguíneas, vão até o cérebro, mais especificamente no hipotálamo, onde é regulada a temperatura do corpo, por isso aumenta a temperatura do corpo.

A professora de biologia Lana Magalhães explica alguns conceitos:

  1. Os alvéolos pulmonares ficam dentro do pulmão e são pequenos sacos de ar envolvidos por um tipo de vaso sanguíneo.
  2. Pneumócito tipo 2 são células ovais e volumosas. Esse tipo de célula produz uma secreção lipoproteica, chamada de surfactante.
  3. Plasma: É um líquido amarelado que constitui aproximadamente 55% do sangue, enquanto as hemácias (glóbulos vermelhos) corresponde a 44% e os leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas compõem 1% de sua totalidade.

SISTEMA RESPIRATÓRIO :

--

--