Como a movimentação dos estudantes da FAG afeta a economia do bairro

Alícia Peres
Agência Comunitária de Notícias
2 min readJul 10, 2018

Redatores: Alícia Peres e Gabriella Tiscoski
Editoria: Economia
Tema: Como a movimentação dos estudantes da FAG afeta a economia do comércio do bairro

Histórico: O bairro FAG surgiu em Cascavel, a princípio como Santo Inácio. Após a construção do Centro Universitário Assis Gurgacz, ele passou a ser conhecido como um bairro de estudantes. A partir disso, uma quantidade de comerciantes e trabalhadores informais vivem em função do calendário acadêmico, que define o período de trabalho. Como a maioria dos estudantes vêm de outras cidades, muitos precisam alugar apartamentos próximos ao Centro e, por isso, muitas imobiliárias e pessoas investem em imóveis no local. Como consequência do crescimento da faculdade, também cresceu o número de prédios e residenciais construídos nos arredores. Atualmente, três novos prédios estão em construção.

Encaminhamento: Fazer uma série de reportagens a respeito dos impactos dessa movimentação na economia e na vida das pessoas que investem e que trabalham no comércio e de forma informal no bairro FAG. Entrevistar os donos da padaria em frente ao Centro FAG, bem como dos restaurantes existentes nas proximidades. Além disso, falar com responsáveis pelos prédios
(imobiliárias e pessoas físicas) para descobrir por que as pessoas escolherem este bairro para investir. Buscar o número de alunos residentes do bairro e o número de comércios.

Questões a serem levantadas:
· Como o período de férias afeta a economia e a vida dos trabalhadores?
· Após o crescimento da faculdade, quantos novos comércios e prédios surgiram?
· Qual a importância da faculdade para a economia?
· Por que escolheu investir neste local?

Fontes:
DONO DA PADARIA
DONO DO RESTAURANTE BOM BOCADO
DONOS DOS CARRINHOS DE LANCHES
COMERCIANTES
ECONOMISTA
IMOBILIÁRIAS (LOKATELL, CIDADE)
DONOS DE APARTAMENTOS E KITNETS ALUGADAS
CONSTRUTORAS

--

--