Comunidades podem decidir o destino de R$ 3 milhões em Toledo

Orçamento do Povo da Prefeitura de Toledo está de volta. Nos últimos dez anos, a média de participação chegou entre 8 a 11 mil pessoas

--

Graciela Alves

Aproximar o cidadão da administração pública é um dos objetivos do Orçamento do Povo (OP), da Prefeitura de Toledo. Para 2020, serão destinados R$ 3 milhões para o desenvolvimento da ação. E as reuniões já iniciaram. Na ocasião, os responsáveis pelas reuniões realizam a prestação de contas dos últimos anos. A intenção é promover a participação da população nas definições das prioridades da gestão pública e nas necessidades de cada comunidade, definindo a aplicação de parte do orçamento disponibilizado.

A medida passou por algumas mudanças, em que quesitos foram alterados e critérios foram incluídos. A grande novidade é que esse orçamento não será mais acumulativo. “Tudo o que for discutido em 2019 será executado na íntegra em 2020, a ideia é não acumular pedidos e orçamento de obras”, conta ao assessor de assuntos comunitários, Adriano Theves Galvão.

MUDANÇAS

Atualmente o programa será dividido em dois momentos, o primeiro com a separação de 34 assembléias uma em cada organização comunitária. Em segundo momento os líderes de cada comunidade serão convocados para discutir a adequação de valores conquistado em cada assembléia, após esse processo haverá a aprovação do orçamento pela Câmara de Vereadores e também do Orçamento Geral do Município.

De acordo com o assessor de assuntos comunitários Adriano Theves Galvão, por meio do projeto o cidadão tem a oportunidade de fazer parte do governo, como acompanhar obras de melhorias na cidade. “Com uma agenda itinerante, vamos levar em cada comunidade todos os secretários e prefeito para escutar as demandas da população”, aponta.

DEMANDA

Ao todo em Toledo são 102 associações organizadas e clubes de serviço para fazer o acompanhamento e apoio a comunidade, com o trabalho de conversar com a população e realiza a assessoria e ligação entre as secretarias. Além de aproximar a comunidade para participar de todo o trabalho do poder público. “Queremos a participação da comunidade com ideias e reivindicações aumentando a proximidade com a população. É a oportunidade de participar e trazer toda uma nova sistemática para a administração pública”, destaca.

Para mais informações o assessor de assuntos comunitários de Toledo possui um telefone aberto ao público (0xx45) 9 9973–4022.

Serviço
Nome: Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
Contato: Aline Oliveira
Endereço comercial: Avenida das Torres, 500 — Loteamento FAG — Cascavel (PR)
Números de telefones: (45) 9 9952–8119 ou (45) 3321–3900
Endereços de e-mails: asoliveira2@minha.fag.edu.br
Endereços de sites:
www.fag.edu.br/ ou https://catve.com/comfag

--

--