Consulta médica a distância: 10 mil ligações por dia

Wanderson Schumacher
Agência Comunitária de Notícias
3 min readMar 26, 2020

Como Cascavel se organizou para lidar com o boom da demanda pelo Pronto Atendimento em tempo de pandemia

Em meio a essa situação atípica que o mundo enfrenta, o medo e as dúvidas tornam-se frequentes. No primeiro sinal de qualquer sintoma, a mente é bombardeada com pensamentos do tipo “será que o Coronavírus me pegou?”.

O sistema de saúde tem se adaptado para lidar com a demanda de atendimentos e o manejo de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Por consequência, em função da superlotação, sobretudo nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o primeiro passo para quem está tendo sintomas é fazer uma ligação.

Call Center de Cascavel — Foto: Prefeitura de Cascavel

“Tem que ser via Call Center. Não existe logística ou capacidade de atendimento presencial para todas as pessoas que apresentarem os sintomas”, informou Jefferson Lobo, secretário de comunicação da Prefeitura de Cascavel.

Uma verificação clínica é realizada por meio da aplicação de um questionário, tudo por telefone. São médicos, enfermeiros, técnicos ou estudantes do quinto ano de Medicina que acolhem os pacientes via Call Center, e, por meio do questionário, é feito o esgotamento das hipóteses em relação aos sintomas apresentados. Segundo Jefferson, são atendidas em média 10 mil ligações por dia.

“Se tiver que cruzar os dados que fazem referência ao quadro de suspeita, ou uma combinação de itens que fazem parte dos sintomas, ele já é recomendado a ficar em isolamento imediatamente”.

Caso haja uma evolução do quadro apresentado, passa a ser feito um monitoramento do paciente pelos atendentes, que voltam a falar com a pessoa de maneira periódica. Neste sentido, toda a logística de Estratégia de Saúde da Família do município, que soma 50 equipes, está designada a atender a domicílio aqueles cujo quadro clínico exija tal cuidado.

Equipe de saúde em visita domiciliar — Foto: Prefeitura de Cascavel

“A equipe vai até o local e faz uma verificação completa. Caso o quadro clínico evolua para uma necessidade hospitalar, é quando está autorizada a realização de exames por parte do governo federal. É uma normativa nacional sobre quem deve ou não ser submetido aos exames. É um padrão regulamentado pelo Ministério da Saúde”.

Números do Call Center:

Call Center 1

Informações aos pacientes com sintomas gripais e viajantes: (45) 3096–9090 — Todos os dias das 7h às 22h

WhatsApp para População Surda: (45) 9 9135–8707 — Todos os dias das 7h às 22h

Call Center 2

Informações aos pacientes que utilizam serviços da Saúde Mental, gestantes e pacientes com queixas agudas e crônicas descompensados: (45) 3096–9191 — Todos os dias das 7h às 22h

WhatsApp para População Surda: (45) 9 9154–3358 — Todos os dias das 7h às 22h

Call Center 3

Para avaliação de casos agudos, urgências e emergências odontológicas: (45) 3321–2110

Denúncias: 156–8h às 19h

Informações gerais ou dúvidas sobre fatos ou fakes: (45) 3321–2001 — Segunda à sexta-feira das 8h às 18h

--

--