Formando campeões

Débora Damasceno
Agência Comunitária de Notícias
3 min readJun 26, 2019

Um projeto para que crianças carentes possam se aproximar do esporte

Sabe aquelas iniciativas que nos mostram que a força de vontade move montanhas?

Assim é o projeto “Formando campeões”, criado pelo professor Elson de Jesus . A ideia surgiu para ajudar crianças que não tinham como pagar as aulas.

“A gente dava aula na região norte, e muitas crianças queriam aprender a luta, mas não conseguiam pagar a mensalidade. Foi a partir daí que o projeto foi criado”, conta Elson.

A academia é de artes marciais, mas a proposta é que, além da luta, as crianças também levem para casa a disciplina exigida pela modalidade. “O esporte traz disciplina para essas crianças. Dá a elas um norte sobre as coisas boas que deve fazer e as ruins que não deve fazer. Tira ela do tempo ocioso. Outro fator é dar autoconfiança para a criança, isso pode evitar inclusive o bullying na escola”.

Atualmente, 23 crianças participam das aulas. Lucyane Mello é a responsável técnica do projeto e também professora junto com Elson. Ela conta que, depois do Formando Campeões, as crianças tiveram mudanças visíveis de comportamento.

“Principalmente, por questão de respeito com os demais membros da equipe. Higiene, companheirismo. Tentamos colocar para as crianças o fundamento principal da vida, que é o respeito ao próximo”, diz Lucyane.

O projeto é voluntário e as atividades são mantidas por conta própria. Já teve ajuda do município, e sempre há essa tentativa para conseguir ajuda de custos e melhorar o atendimento às crianças. Mas, se isso não acontecer, o projeto nunca para.

“O recurso do município acabou em dezembro do ano passado, mas o projeto continua. A prefeitura fez um novo chamamento. Nós concorremos, mas ainda não tivemos resposta. Se acontecer, vamos conseguir comprar materiais e trazer mais crianças para o projeto”, conta Elson.

Lucyane ressalta a essência do projeto. “A gente deu continuidade porque as crianças pediram. Se for trabalhar sem amor, a gente nem faz. A gente trabalha por amor mesmo e acha que consegue colocar em cada coraçãozinho um valor diferente da vida”.

Quem são os campeões?

Victor Emanuel tem 16 anos e participa do projeto. Ele conta que a vida mudou depois das aulas. “Disciplina, respeito, integridade, dedicação e esforço. A gente aprende também que nada sem dor tem ganho”.

E todos os alunos já levam lições pra casa que vão além do tatame. “Educação, experiência, aprendizado no colégio e em casa”, destaca Larissa, de 15 anos, também aluna do projeto.

“Ajudou no aprendizado da escola. Mudou em casa, mudou meu respeito”, conta Letícia, 12,

“Mudou minha rotina, tenho mais energia. Eu era indisciplinado. Depois que conheci o esporte fiquei melhor”, Jonas, 16

Serviço

Projeto: Formando Campeões

Datas e horários: segundas e quartas, às 15 h; sextas, às 19 h.

Local: Academia N1. Rua Visconde do Rio Branco, 3402. Centro. Cascavel/PR.

--

--