Geladeiras Solidárias: apenas três das cinco instaladas funcionam em Cascavel
Outras duas unidades foram retiradas por reclamações de moradores e comerciantes da redondezas
Aliando a ideia de não desperdiçar sobras de comida e ajudar pessoas carentes, ainda não se sabe ao certo onde o projeto Geladeira Solidária surgiu. É possível achar na internet relatos de 2013 em países como Bélgica, Espanha, Holanda e Arábia Saudita. No Brasil, as primeiras notícias de Geladeira Solidárias são de outubro de 2015, em Goiânia, e, desde então, o projeto vem ganhando corpo e se espalhando pelo país.
A Geladeira Solidária da rua Vicente Machado, quase na esquina com a rua Erechim, foi instalada em outubro de 2017 em uma parceira da Loja Maçônica Cavaleiros de York 105 com a Pizzaria Quinta da Oliva. Em outubro de 2018, em comunicado na página do Facebook do projeto “Geladeira Solidária”, os organizadores pediram colaboração para manter a limpeza do local.
“A você que tem colaborado com doações pedimos que no contato com os consumidores da geladeira, peça que não consumam no local e que não deixem lixo no local nem nos imóveis vizinhos. Temos reclamações de vizinhos que se sentem incomodados com a geladeira. Esta ajuda é fundamental para o gerenciamento da geladeira”.
No dia 15 de novembro de 2018, ela foi retirada para manutenção e, em comunicado, anunciaram que a unidade ganharia uma novo local a ser definido. Desde então, não se teve notícias sobre a nova casa da unidade. De acordo com os responsáveis pela geladeira, ela não está instalada. “Estamos procurando um novo local. Precisamos que tenha acesso à calçada, um ponto de energia e uma pessoa que olhe diariamente e limpe”.
Cascavel chegou a ter, ainda, outros quatro pontos de doação de alimentos. Em março de 2018, uma unidade foi instalada na Paraná, entre as ruas Visconde de Guarapuava e Castro Alves, mas a geladeira foi retirada cinco meses depois. Na época, os responsáveis alegaram que comerciantes da região estavam reclamando do lixo deixado pelos usuários, vandalismo e furtos na localidade.
Outras três geladeiras solidárias instaladas em Cascavel estão funcionando. Marlon Eder de Souza é quem responde pelas unidades dos bairros Neva e Alto Alegre, que são de responsabilidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A primeira delas foi colocada em outubro de 2016 e, quando o projeto completou um ano, ganhou a segunda geladeira. “As geladeiras estão em funcionamento pleno. O projeto é um sucesso”, declarou Marlon. “A igreja cuida e faz a manutenção. Nossas geladeiras servem famílias carentes, mas estão à disposição de qualquer pessoa que queira. A geladeira é solidária, mas também comunitária”. Na Neva, a unidade fica na rua Marechal Floriano, 1.171, esquina com a rua Plínio Salgado. Já no Alto Alegre está localizada na rua Casemiro de Abreu, 1.118.
Há também uma geladeira solidária em funcionamento no bairro Tropical, na rua Francisco Bartinik esquina com a Fortaleza. A geladeira está anexada ao posto Cristal, que também é o estabelecimento responsável pela manutenção pela unidade.
AS DOAÇÕES
Qualquer pessoa pode adicionar alimentos nas geladeiras solidárias de Cascavel desde que sejam seguidas algumas regras. Os alimentos precisam estar embalados em porções individuais, com data de fabricação e ingredientes. Não é permitida a doação de alimentos vencidos, bebidas alcoólicas, carnes cruas ou peixes, além de embalagens abertas e ovos.
Confira no mapa abaixo as geladeiras solidárias em funcionamento em Cascavel: