Talentos ocultos por falta de incentivo

Camilla Daros
Agência Comunitária de Notícias
2 min readJun 22, 2018

Faltam oportunidades para crianças e jovens no município de Boa Vista da Aparecida

Grupo de GR de Boa Vista da Aparecida com a professora e treinadora Cibele Lopes. Fonte: arquivo pessoal.

Atividades culturais, esportivas ou educacionais paralelas ao conteúdo tradicional ensinado em sala de aula são pouco incentivadas no município de Boa Vista da Aparecida. Tanto as iniciativas privadas quanto públicas parecem não evoluir ou não se mantêm por muito tempo, mesmo tendo um número considerável de participantes.

Um exemplo disso é o grupo de atletas de Ginástica Rítmica que, depois de dois anos de muito trabalho e prêmios conquistados, foi encerrado por falta de incentivo público, já que o projeto era social, vinculado à prefeitura municipal.

O grupo era composto por mais de vinte atletas, muitas delas campeãs paranaenses em suas categorias, individuais e em grupo. A vitória era certa em quaisquer competições que participassem, ao menos uma medalha era trazida para casa. Segundo a população boavistense, que tanto gostava do trabalho realizado com as atletas, o talento das ginastas é admirável e o trabalho realizado pela professora Cibele Lopes é excelente. Mas um corte de gastos fez com que os treinos diminuíssem e, mesmo com a ajuda de familiares e amigos das ginastas, o grupo foi desfeito.

Outra atividade do tipo que não teve sucesso foi o taekwondo. O município chegou a receber, há mais de um ano, o material necessário para que os professores pudessem trabalhar com os alunos em horário de contraturno no ginásio de esportes, mas as aulas nunca começaram.

Além de iniciativas do tipo que não se desenvolvem a longo prazo, há outro problema ligado ao esporte. Crianças com talento no futebol não têm onde treinar profissionalmente, e muitas já foram recrutadas para realizar testes em times profissionais nacionais e no exterior.

A falta de incentivo não só no esporte, bem como em atividades culturais e educacionais extraclasse é grande, pois não basta proporcionar às crianças e jovens somente a prática de vôlei e futsal, existem muitos talentos em diversas outras áreas que só precisam de uma oportunidade para se mostrarem grandes artistas e esportistas.

Contatos:

Prefeitura municipal de Boa Vista da Aparecida — (45) 3287–1331.

Diretor de esportes — Sandro Zucco — (45) 9 9114 2786.

Cibele Lopes — (81) 9 9752 1605.

--

--

Camilla Daros
Agência Comunitária de Notícias

tudo é sobre amor — e talvez eu tenha mudado um pouco. prazer, liberdade.