Toledano busca destaque mundial no parabadminton

Atleta paralímpico Leonardo Arthur Zuffo é o número um no Brasil em sua categoria

--

Aline Oliveira

Leonardo Arthur Zuffo se prepara para disputar o 1º Campeonato Internacional do Canadá entre os dias 4 e 12 de maio. O toledano viaja para o local de prova, mas para isso ele precisa de apoio financeiro de R$ 4 mil para custear a viagem, que vale pontos para o campeonato mundial. “É uma disputa importante para o ranking mundial e consequentemente para a corrida paralímpica; o que quer dizer que, quanto mais campeonatos eu participar, mais chances eu tenho de conseguir uma vaga nas Paralimpíadas de Tóquio 2020”, compartilha o atleta.

A modalidade de parabadminton é dividida em seis classes, duas de cadeirantes e quatro de andantes. Leonardo está classificado entre os 20 melhores do mundo, e é o número um do Brasil na sua categoria. Para quem quer apoiar o atleta na carreira e principalmente nesta viagem, basta acessar o site www.leozuffo.com/ para doar qualquer valor.

ROTINA

Aos 20 anos, Zuffo concilia os estudos de engenharia civil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com os treinos com duração de três a quatro horas realizados todos os dias para o preparo físico de alto rendimento.

MOTIVAÇÃO

O atleta treina a modalidade há nove anos por indicação médica e de seu professor. Desde o começo, Zuffo participou de campeonatos regionais, estaduais e foi se destacando no cenário nacional, até que, em 2013, foi convocado para a seleção brasileira. “Minha família é minha base de tudo e eles sempre me apoiaram, por isso, quando estou em quadra eu lembro deles e em tudo o que a gente já passou juntos”.

Antes de entrar em quadra, Zuffo comenta que também há um aquecimento do corpo, e a parte de preparação psicológica. “Tem sempre um frio na barriga que a gente já se acostumou, mas toda vez que eu entro em quadra parece a primeira vez”.

METAS

Igual a todo atleta, o toledano possui metas de curto, médio e longo prazo. A meta de curto prazo já foi alcançada quando se tornou o número um do Brasil. Agora Leonardo busca conquistar a meta de médio prazo, que é ser campeão do Pan-Americano, que, em 2019, será em Lima, no Peru. Após essa meta, o atleta pretende ser o número um do mundo no esporte. “Eu aprendi que a gente tem que levar a vida sorrindo, se fosse pra ficar chorando eu acho que não teria vivido a metade do que eu joguei, viajei e vivi”, finaliza.

--

--