Rafael Lontra — Mito Games

Continuando o Projeto Ecossistema Empreendedor Capixaba a conversa dessa vez é com um empreendedor que tem se tornado destaque nacional. Rafael Lontra, um dos fundadores e Diretor de Produtos da Mito Games.

O Enem Game, jogo criado para alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), desenvolvido pela Mito Games conquistou recentemente o primeiro lugar na última rodada do programa de aceleração Inovativa, em São Paulo, na categoria Educação e Acessibilidade.

Logo da Mito Games.

Vamos à entrevista com o empreendedor:


Nome da empresa? Ano de fundação, quantos funcionários?

Mito Games, fundada em 2016. Temos atualmente 14 colaboradores, incluindo os 3 sócios.

O que ela faz? Como funciona o modelo de negócio?

Nosso principal produto hoje é o ENEM Game e os Advergames desenvolvidos para publicidade. Com o ENEM Game temos quatro modelos de negócio distintos: a venda direta para os alunos da versão premium do jogo; a venda de pacote para escolas, que dá acesso premium aos alunos e um painel administrativo para a escola monitorar e fazer ações utilizando o jogo em sala de aula e fora dela; venda de publicidade dentro do jogo; e BI (Business Intelligence) dos dados gerados pelos jogadores em forma de leads para diversos segmentos do mercado.

Que problema ela resolve? O que a torna especial?

O ENEM Game é uma forma divertida dos alunos estudarem. Atualmente há um desinteresse grande por parte dos jovens pelos estudos, o que é refletido nos exames mundiais de nível de educação como PISA e o Brasil vem caindo ano a ano.

Somos o primeiro jogo voltado para os alunos que estão estudando para o ENEM, portanto somos uma evolução das metodologias pedagógicas para o meio digital, e não uma transposição direta, como simulados digitais.

Possui Sócios? Quem são?

Somos atualmente 3 sócios de formações distintas, eu, Rafael Lontra formado em Música, Jogos Digitais e trabalho na diretoria de produtos, o Leandro Vicentini que é do Marketing, com mais de 10 anos trabalhando na Gazeta como Diretor de Marketing e o Marcelo Herzog como Diretor Administrativo.

Marcelo Herzog e Rafael Lontra durante a premiação Inovativa Brasil.

Como o negócio surgiu?

Há alguns anos o projeto começou a ser desenvolvido ainda pela Blue Pixel sendo uma parceria do Marcelo Herzog, idealizador do jogo com a empresa. Na época o jogo se chamava Eu Me Garanto.

Posteriormente o sócio fundador da Blue Pixel se mudou para São Paulo e abrimos a Mito Games com toda a equipe da Blue Pixel e fomos crescendo, desenvolvendo o jogo e outros projetos para manter a empresa.

O ENEM Game foi lançado oficialmente em setembro de 2016 e até o ENEM, em novembro, chegou à expressiva marca de 25 mil downloads com uma avaliação excelente na Google Play, inclusive sendo indicado pela Google como um dos 3 melhores aplicativos para educação na época que eles fizeram a curadoria para o ENEM.

Com esse sucesso começamos a trabalhar o projeto escola premium e monetizar o jogo vendendo diretamente espaços publicitários dentro do jogo. Em abril desse ano terminamos o desenvolvimento e começamos os testes com o painel administrativo para o produto escola premium.

Em que estágio o negócio se encontra atualmente?

Estamos com uma equipe de vendas e implementações já nas escolas, com clientes no ES e no RJ, em breve na BA e MG.

Como funciona a gestão?

Os sócios precisam acumular muitas funções.

Como montou a equipe?

Processos de seleção, muitos estagiários e pessoas qualificadas entusiasmadas em trabalhar mais por amor à causa do que ao dinheiro.

Quais os principais desafios quando começou?

Dificuldades técnicas para o desenvolvimento de um projeto tão grandioso, dificuldade em encontrar mão de obra, legislação antiga e impostos muito altos, entre outros.

Quais as principais críticas que recebeu ao montar o negócio?

Havia ainda uma certa desconfiança com os jogos, mas atualmente isso está mudando muito rápido.

Equipe da Mito Games.

Quais obstáculos enfrenta na empresa atualmente?

Dificuldade de acesso ao mercado para desenvolvimento de soluções maiores, dificuldades para efetuar vendas ou parcerias públicas para implementar o jogo nas escolas (muito lento), venda complexa com muitos decisores.

Gostaria de compartilhar algum aprendizado ou algum fracasso que teve?

O trabalho de vendas deve ser muito bem feito, estruturar uma equipe, assim como focar no sucesso do cliente depois que a venda é efetuada.

O que você faria de novo se pudesse voltar no tempo?

Mais pesquisa de aceitação do jogo com os jogadores.

O quanto o seu modelo de negócios se modificou durante o desenvolvimento?

Ainda se modifica, muitas vezes os clientes aparecem com demandas e ideias novas que geram novos modelos de negócio. Um exemplo real e que ilustra bem foi utilizar o jogo como ferramenta do marketing da escola para captação de alunos.

Comente os principais erros em formato de lições que gostaria de dar para você no passado?

  • Lidar com muitas pessoas, sócios, colaboradores, empresas ao redor, requer um certo cuidado, muitas vezes algumas situações estressantes ocorrem por falta de comunicação ou empatia das pessoas, isso torna o ambiente pesado.

Quais as perspectivas de futuro sobre o negócio?

Acreditamos muito no jogo e no formato educacional proposto, então temos a visão de desenvolver diversos novos produtos atendendo o mesmo segmento de mercado e causar um impacto positivo na educação do país.

Imagem Publicitária do jogo ENEM Game.

O que o levou a empreender no ES?

Amo Vitória. Tive muitas oportunidades para tentar começar a empresa e o negócio de jogos em outros lugares, mas não tenho vontade de sair daqui.

Trabalho para melhorar a ambiência e o ecossistema de modo a termos condição como cidade e região de oferecer os mesmos benefícios que vi funcionar em outros países de modo a além de desenvolver o local, atrair negócios de outros lugares para impulsionar ainda mais a evolução.

Poderia deixar um recado para outros empreendedores?

Se informe. Muitas coisas são de graça para pesquisar, dependem somente do seu tempo e planejamento e vão te economizar muito trabalho mais à frente.

Existem diversas oportunidades de capacitação e validação das ideias, além de recentes editais de incentivo a desenvolvimento como o Sinapse da Inovação.

Participe do circuito, discuta suas ideias e modelos de negócio com outros empreendedores, com certeza existe muito a aprender e quanto mais você falar e pensar sobre seu negócio de forma concreta mais perto ele estará de acontecer.


É muito legal ver um destaque capixaba impactando positivamente o país, principalmente na área de educação e inovação. Muito obrigado, Rafael pelo tempo despendido nessa entrevista. :)

Saiba mais sobre o Projeto Ecossistema Empreendedor Capixaba. Caso tenha interesse em participar e ser um entrevistado pelo projeto, envie um e-mail para: falecom@agomkt.com.br.

Agência O!

Empreendedores ajudando Empreendedores a prosperar através do Marketing! https://www.facebook.com/agOMKT/

)

Luciano Goya Billotta

Written by

Empreendedor. Engenheiro de Computação e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFES. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Consultor na área de Inovação e Startups.

Agência O!

Empreendedores ajudando Empreendedores a prosperar através do Marketing! https://www.facebook.com/agOMKT/

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade