Curtida no Facebook é sinônimo de resultado?

Curtida é o gesto mais comum nos meios de comunicação digital, sobretudo no Facebook.

Por esta razão, o número de curtidas em conteúdo é sempre a primeira métrica avaliada e aquela que, normalmente, os gestores de páginas acreditam ser mais relevante.

No entanto, avaliações mais profundas a respeito das métricas disponibilizadas pelo Facebook mostram que esta deixou de ser uma verdade absoluta.

Curtida não é sinônimo de resultado

O número de curtidas em um post não indica, necessariamente, que o resultado da campanha foi positivo.

Isto que você acabou de ler parece um absurdo? Tenha calma que vamos explicar!

Neste artigo você irá entender porque o número de curtidas não reflete a assertividade de uma campanha e, sendo assim, o que é preciso para ter conteúdos eficazes.

Propósito

Falar em marketing digital é falar em estratégias assertivas e toda estratégia, para conquistar resultados satisfatórios, precisa apresentar um objetivo definido e claro.

Cada post carrega em si uma intenção que será definido de acordo com a campanha em que ele está inserido.

Não é possível existir resultados positivos em conteúdos que não apresentam propósitos precisos.

Antes de sair buscando curtidas nos posts é imprescindível determinar qual será o propósito do conteúdo e qual meta ele deve atingir.

Nem sempre o objetivo é fazer com que as pessoas somente curtam o conteúdo. Existem diversas possibilidades de resultados que podem ser alcançados.

Campanhas

O Facebook possui diversas modalidades de campanhas disponíveis a serem utilizadas, cada qual com um objetivo diferente.

Para citar alguns exemplos, temos a Geração de Cadastro, que tem como intuito captar informações de usuários que possuem interesse no assunto divulgado.

Produzir conteúdos interativos, que guie a audiência a realizar contato com a página pode ser outro objetivo.

Também há a possibilidade de criação de posts que direcionem o usuário para uma página externa, uma loja online, por exemplo.

Como pode ver, nem sempre um conteúdo que obteve poucas curtidas é um conteúdo falho ou sem resultados.

O sucesso de uma campanha está sempre relacionado ao objetivo definido a ela.

Estratégias assertivas

Os conteúdos de mídias sociais devem sempre visar o envolvimento e o engajamento do usuário com o conteúdo, resultando em uma ação.

Uma campanha, para ser eficiente e produzir resultados assertivos, precisa estar fundamentada em três pilares: posicionamento correto da marca, planejamento estratégico e conteúdos relevantes.

Saber o que falar, para qual usuário falar e qual recurso utilizar significa pensar estrategicamente.

Focar todas as ações em somente conseguir o maior número de curtidas possíveis é jogar fora inúmeras outras possibilidades de alcance de usuários.

Mensurar resultados

Nas mídias sociais tudo é muito dinâmico. Assim, sabemos o quão importante é monitorar frequentemente os resultados para que seja possível detectar erros.

Porém, deve-se estar atento com a diferença que há entre analisar dados e apenas mensurar números.

O resultado de uma campanha está relacionado com seu objetivo, como já foi mencionado.

Isso significa que é preciso ter em vista qual o foco principal da campanha e, a partir desta informação, analisar se os resultados foram satisfatórios.

Para ter um planejamento estratégico eficaz e campanhas que tenham resultados assertivos o melhor caminho é contar com profissionais dedicados.

Nós da Agência Bang dedicamos atividades para criar campanhas assertivas para nossos clientes, sempre com base em análise, conhecimento e pesquisa.

Cresça sua empresa com campanhas de sucesso. Acesso nosso site e veja como ter em sua página conteúdos eficientes, não apenas curtidas: www.agenciabang.com.br

Like what you read? Give Agência Bang a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.