Social Media: O que é? Onde encontro? O que faz?

Pamella de Paula Souza
Agencia Bang
Published in
3 min readJun 28, 2018

Dia 30 de junho é comemorado o Dia do Social Media. O profissional que segundo muitas pessoas, não sai do Facebook. Mas, na real, o que eles, nós, eu, fazemos na rede?

Redes Sociais e sua evolução

Em meados de 1995 surgiu a primeira rede social da internet, criada pelo norte-americano Randy Conrads — “CLASSMATES”, onde tinha como principal objetivo marcar encontro entre seus colegas de classe. Nos anos 90, essa rede contava com mais de 50 milhões de usuários. Entretanto, apenas em 1997, que a SIX DEGREES inaugurou o modelo oficial de rede social que hoje, todos nós conhecemos, contendo fotografia no perfil, mensagens e murais de publicações.
Já em 2004 foi o ano em que surgiram as redes sociais mais famosas do mundo, exemplo disso — o Orkut, onde era possível reencontrar velhos amigos e conhecer novos, além de ser possível compartilhar fotos, mensagens e vídeos. E logo em seguida, o marco histórico da maior rede social do mundo, alcançado com o Facebook. Apenas em 2006, foi criado o micro blog que desafiava seus usuários a compartilhar mensagens de até 140 caracteres — o Twitter.
As demais redes sociais como o LinkedIn, Pinterest e Instagram tiveram suas estreias em 2010.

Mas, como surgiu o Social Media?

Não se sabe ao certo quando de fato surgiu essa profissão, mas engana-se quem acredita que o trabalho desenvolvido por um Social Media se resume apenas em navegar pelas redes sociais.

Com a incrível mudança no mercado de trabalho, surgiram novas profissões e funções devido a abrangência da tecnologia.
Este profissional é responsável por disseminar informações relevantes de uma marca ou várias, utilizando a seu favor as mídias sociais. Mas, não para por aí, abaixo, citarei as principais atividades exercidas por Social Medias de todo o planeta.

■ Estudar o público-alvo das marcas;

■ Acompanhar tendências;

■ Criar novas tendências de mercado;

■ Produzir conteúdos relevantes;

■ Desenvolver campanhas e promoções;

■ Acompanhar o andamento de todas as campanhas;

■ Interagir em tempo real com os usuários — o famoso SAC;

Apesar de executar multitarefas, realizando todos esses procedimentos ao mesmo tempo, há quem diga que é fácil ser Social Media.

Quem são esses profissionais? Onde vivem?

Alguns dados estatísticos do perfil do Social Media brasileiro, segundo uma pesquisa realizada pela trampos.com.

■ A faixa etária de 46% desses profissionais possui idade entre 25 a 30 anos.

■ 56,5% do segmento é representado por mulheres.

■ 55% Mais da metade dos profissionais dessa área mora na cidade de São Paulo/SP.

■ 91% Dos Social Medias buscam informações sobre a sua área diariamente.

■ Mais da metade dos Social Medias utiliza apenas o Facebook, Twitter, blogs e portais para obterem informações em seu dia a dia.

Embora as mídias sociais como conhecemos atualmente sejam produtos relativamente recentes, é um dos pilares da história da propaganda. Assim como os departamentos de planejamento e criação, o conteúdo sempre foi uma área essencial nas agências de marketing, sejam elas digitais ou não.

E, você, tem alguma dúvida sobre como é exercer a profissão de Social Media? Deixe suas dúvidas nos comentários!

--

--