Dia 30 de junho é comemorado o Dia do Social Media. O profissional que segundo muitas pessoas, não sai do Facebook. Mas, na real, o que eles, nós, eu, fazemos na rede?

Redes Sociais e sua evolução

Em meados de 1995 surgiu a primeira rede social da internet, criada pelo norte-americano Randy Conrads — “CLASSMATES”, onde tinha como principal objetivo marcar encontro entre seus colegas de classe. Nos anos 90, essa rede contava com mais de 50 milhões de usuários. Entretanto, apenas em 1997, que a SIX DEGREES inaugurou o modelo oficial de rede social que hoje, todos nós conhecemos, contendo fotografia no perfil, mensagens e murais de publicações.
Já em 2004 foi o ano em que surgiram as redes sociais mais famosas do mundo, exemplo disso — o Orkut, onde era possível reencontrar velhos amigos e conhecer novos, além de ser possível compartilhar fotos, mensagens e vídeos. E logo em seguida, o marco histórico da maior rede social do mundo, alcançado com o Facebook. Apenas em 2006, foi criado o micro blog que desafiava seus usuários a compartilhar mensagens de até 140 caracteres — o Twitter.
As demais redes sociais como o LinkedIn, Pinterest e Instagram tiveram suas estreias em 2010.

Mas, como surgiu o Social Media?

Não se sabe ao certo quando de fato surgiu essa profissão, mas engana-se quem acredita que o trabalho desenvolvido por um Social Media se resume apenas em navegar pelas redes sociais.

Com a incrível mudança no mercado de trabalho, surgiram novas profissões e funções devido a abrangência da tecnologia.
Este profissional é responsável por disseminar informações relevantes de uma marca ou várias, utilizando a seu favor as mídias sociais. Mas, não para por aí, abaixo, citarei as principais atividades exercidas por Social Medias de todo o planeta.

■ Estudar o público-alvo das marcas;

■ Acompanhar tendências;

■ Criar novas tendências de mercado;

■ Produzir conteúdos relevantes;

■ Desenvolver campanhas e promoções;

■ Acompanhar o andamento de todas as campanhas;

■ Interagir em tempo real com os usuários — o famoso SAC;

Apesar de executar multitarefas, realizando todos esses procedimentos ao mesmo tempo, há quem diga que é fácil ser Social Media.

Quem são esses profissionais? Onde vivem?

Alguns dados estatísticos do perfil do Social Media brasileiro, segundo uma pesquisa realizada pela trampos.com.

■ A faixa etária de 46% desses profissionais possui idade entre 25 a 30 anos.

■ 56,5% do segmento é representado por mulheres.

■ 55% Mais da metade dos profissionais dessa área mora na cidade de São Paulo/SP.

■ 91% Dos Social Medias buscam informações sobre a sua área diariamente.

■ Mais da metade dos Social Medias utiliza apenas o Facebook, Twitter, blogs e portais para obterem informações em seu dia a dia.

Embora as mídias sociais como conhecemos atualmente sejam produtos relativamente recentes, é um dos pilares da história da propaganda. Assim como os departamentos de planejamento e criação, o conteúdo sempre foi uma área essencial nas agências de marketing, sejam elas digitais ou não.

E, você, tem alguma dúvida sobre como é exercer a profissão de Social Media? Deixe suas dúvidas nos comentários!

Agencia Bang

Uma agência pensante, com visão e propósito. Trazemos soluções criativas para que sua marca possa ser vista de forma totalmente diferenciada da concorrência.

Pamella Paula Souza

Written by

Analista de Marketing Digital na Bang Agência Digital, viciada em palavras, Netflix e pessoas do bem.

Agencia Bang

Uma agência pensante, com visão e propósito. Trazemos soluções criativas para que sua marca possa ser vista de forma totalmente diferenciada da concorrência.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade