Apresentação de salsa na escola Estilo de Dança Vila Isabel em dezembro de 2012

Estilos de Dança

Carolina Brandão
AGÊNCIA MULTIMÍDIA

--

O universo da dança é enorme, envolve muitos estilos, ritmos, culturas e religiões e faz parte do cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo. O balé é um dos tipos de dança mais conhecidos e praticados, sendo dividido em balé clássico e balé contemporâneo.

Outro estilo bastante praticado é a dança de salão, que inclui diversos ritmos como forró, salsa, zouk (esses três são considerados ‘ritmos quentes’), bolero, samba, entre outros. Não podemos deixar de citar a dança de rua, conhecida como street dance, que cresce cada vez mais, principalmente entre os jovens.

A zumba fitness envolve movimentos aeróbicos e de dança, performados por músicas de variados ritmos como: cumbia, salsa, merengue, mambo, flamenco,chachacha, reggaeton, samba, hip hop, axé, tango e funk. É uma modalidade praticada em academias, pois auxilia a queima de calorias.

Para muitos, a dança é um estilo de vida, uma forma de relaxar e se desligar do mundo. Algumas pessoas consideram apenas um hobby, outras levam mais a sério e se tornam profissionais, dedicando suas vidas a isso. Faço aulas de dança de salão há quase 5 anos e comecei na zumba há alguns meses, dançar é uma das coisas que mais gosto de fazer.

Devido ao meu sentimento pela dança, fui atrás de experiências de pessoas que compartilham comigo a vontade de dançar. Conversei com amigas que dançam balé desde a infância e com professores de duas escolas de dança de salão, inclusive a que eu frequento. Encontram-se abaixo esses depoimentos:

A dança mudou tudo, na verdade ela é tudo! Já nasci no meio dela! Tudo começou com a minha mãe, que é professora, pós graduada em dança. Ainda na barriga, foi a primeira vez que entrei no palco! Desde que aprendi a andar, já fazia aulas de balé e com o tempo fui me interessando por outras modalidades também! Fiz durante 15 anos aulas de balé, jazz, sapateado, dança contemporânea, aulas teóricas de história da dança, dança espanhola, aulas de profilaxia do movimento e etc. Participei de inúmeros festivais de dança, me formei e atualmente só faço aulas por “hobby”! Vivenciando tudo isso desde muito nova, a dança participou da minha construção tanto no corpo, como na mente. Adquiri maturidade, responsabilidade, disciplina muito cedo! Por tudo isso, a dança faz parte de mim, não saberia me descrever sem ela!
— Rayane Gomes, 20 anos, bailarina da escola de dança Spinelli

A dança sempre esteve presente na minha vida, desde a infância até hoje. Ajudou no meu desenvolvimento e como ser humano. É um amor inexplicável! Todos deveriam ter um pouco de dança em sua vida, faz bem à alma e ao coração. Quem dança é mais feliz!
— Rayara Monnier, 19 anos, bailarina da escola de dança Spinelli

A dança, além de me ter feito crescer como artista, me fez crescer, principalmente, como ser humano, como mulher. O tempo todo, situações que envolvem responsabilidade, generosidade, criatividade e disponibilidade de corpo e alma se faziam presentes quando dançava. A dança liberta, a dança proporciona encontros e desencontros conosco e com “nossxs companheirxs”, o que amadurece e dá a possibilidade de nos inventarmos e reinventarmos, para além de um movimento de repressão, que insiste em nos rodear no mundo. Quando danço, posso expressar o que sinto e até o que não me dou conta que sinto de maneira libertadora. Na dança, o corpo fala por mim.
— Suellen Faria, 23 anos, bailarina da escola de dança Spinelli

A dança mudou minha forma de pensar, minha forma de me colocar perante os outros, minha saúde e cuidados com o corpo, me fez crescer e ser forte pois quando se leva a sério é uma profissão muito dura, e através dela tive oportunidade de conhecer lugares e culturas! Além de ser algo muito importante para mim pois escolhi como trabalho, a arte/dança tem papel fundamental em qualquer sociedade, ela traz evolução, aproxima diferentes classes, quebra tabus e preconceitos, amplia a forma de pensar das pessoas. Cultura sempre desenvolve um país. Além de ser algo mágico que traz entretimento, emoção e diversão para todos. E foi tudo isso que dança trouxe para mim.
— Bárbara Mesquita, 23 anos, bailarina da escola de dança Spinelli

A dança me fez enxergar o mundo com novos olhos e perceber muito mais do que eu percebia antes. Me apaixonei pela dança e o mundo ganhou um novo colorido pois nesta atividade eu fico absorvida por completo e até esqueço de todas as outras coisas. Se estou muito preocupada com alguma coisa que foge ao meu controle, então na dança eu me reequilibro e respiro p continuar atuando no mundo de uma forma mais tranquila. É como estar ancorada.
— Elaine Pereira, professora na escola Estilo de Dança Vila Isabel

A dança mudou tudo na minha vida. Eu comecei a dança de salão com 18 anos, uma idade na qual você começa a fazer as escolhas para a sua vida, sendo que eu era um rapaz sem perspectiva de futuro, em uma única palavra “vagabundo”.
A dança me abriu portas para conhecer muita gente boa e portas de oportunidades de trabalho.
Quando eu comecei a me envolver cada vez mais com a dança, percebi que era isso que eu queria para mim. Trabalhar com algo que amo demais.
A dança me fez crescer demais em diversos aspectos. Como pessoa, me tornou mais gentil, mas calmo, paciente, sensível em relação ao outro, corpo mais ativo, teria vários pontos a se mencionar. Como profissional, a dança é meu trabalho, meu estudo, minha inspiração, meu hobby, minha arte, meu lazer, meu “ganha pão”!
A dança fez toda a mudança na minha vida, ela tornou meu mundo muito melhor e sou grato demais a isso.
— Gabriel Castro, professor na Escola Carioca de Dança

--

--