Todos que descobrem o Inbound Marketing acham o máximo que a essência da estratégia seja atrair o consumidor ao invés de comprá-lo.

Trabalhar o marketing e saber que você está educando o seu consumidor para que ele encontre sua marca é de fato muito mais satisfatório. Principalmente quando os resultados começam a ser percebidos.

Mas uma dúvida comum que acontece com todo mundo que se aventura a estudar inbound marketing, é se perguntar se a estratégia funciona para qualquer tipo de empresa…

Eu mesma já me deparei com essa pergunta diversas vezes antes de planejar uma proposta para um cliente. Será que vale a pena mesmo determinada empresa investir em Inbound Marketing?

Será que uma empresa de grande porte que vende equipamentos para médicos conseguiria aplicar o Inbound Marketing? Será que a padaria perto de casa conseguiria fazer também?

E um ecommerce que vende jóias, alcançaria as suas metas?

Saiba que a resposta é sim, e vou te explicar o motivo.

Inbound Marketing para ecommerces

Você está cansado de saber ou de ler aqui no blog que o comportamento do consumidor mudou. Nós não compramos mais por causa de uma única propaganda na TV ou de um comercial antes de um vídeo no youtube.

Hoje queremos saber se aquilo que pensamos em comprar é realmente bom e se vai atender as nossas necessidades.

O Inbound Marketing entra aí.

Imagine que sua impressora está dando vários problemas e você não sabe mais o que fazer com ela… até passa pela sua cabeça em comprar uma de modelo mais novo. Mas é claro que antes você vai dar uma olhada no Google para ver se alguém pode te ajudar a resolver o probleminha da que você já tem.

É desse jeito que você vai parar em um blog lindo, de uma empresa que vende impressoras, explicando o que fazer quando o seu equipamento trava. Pronto!

Aquela alma caridosa te ajuda a resolver um problemão — além de te explicar o que fazer para economizar folhas de papel da impressora, através de um ebook.

Até que, depois de muito conteúdo — que parecem ter sido pensados para você — a empresa do blog te envia uma oferta imperdível de uma impressora que não vai mais travar e nem te deixar na mão. E o melhor? Da marca e cor que você estava pensando em comprar.

Que coincidência, né? Não, não é coincidência!

O nome disso é jornada de compra do Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é muito mais do que uma simples estratégia de marketing digital. Com ele é possível atrair visitantes para seu site, educá-los e se relacionar de forma adequada, permitindo também analisar o comportamento de como e quando eles querem comprar o seu produto.

Você pode estar pensando: “ah, mas só da para fazer inbound marketing para negócios online, já que o cliente compra no site”.

Calma, eu vou falar das empresas B2C, mesmo as lojas físicas.

Inbound Marketing para empresas B2C

Você está enganado se acha que não dá para aplicar Inbound para lojas físicas B2C.

Dá sim! E as únicas coisas que mudam do exemplo acima são algumas das estratégias utilizadas. O princípio do Inbound é o mesmo: atrair, converter, vender e encantar.

Sabe o exemplo da padaria perto da minha casa que eu dei no começo do artigo? Tomarei essa referência para a explicação de agora:

Suponhamos que eu não conhecesse a padaria aqui do lado e estivesse com vontade de fazer o meu próprio pão. Pesquisei no Google e apareceu um blog com várias dicas para quem quer fazer o primeiro pão.

É através desses conteúdos de Inbound Marketing que vou saber qual a diferença entre os tipos de farinha para fazer um pão. E quais as receitas que eu posso fazer em casa com os ingredientes da padaria aqui da esquina. E também como tornar os meus dias mais saudáveis.

Na estratégia de Inbound o conteúdo é rei!

É ali que vou baixar um ebook com uma receita para cada dia do mês.

E são esses ebooks que podem criar um relacionamento tão bonito comigo, que mesmo se eu mudar de bairro, continuarei comprando naquela padaria. Pois ela se tornou a autoridade em padaria pra mim.

Consegue perceber como o processo é basicamente o mesmo da loja de impressoras?

E assim seria caso eu já tivesse em mente um modelo de impressora para comprar desde o início. Eu pesquisaria no google e encontraria um blog com vários comentários, reviews e vídeos sobre o modelo que me interessa.

Este blog estaria me ajudando com o meu problema e, sendo assim, se tornaria autoridade no assunto para minha pessoa como consumidora.

Inbound Marketing para empresas B2B

“Ah, mas é óbvio que é muito mais fácil fazer Inbound Marketing para o consumidor final. E quem vende para outra empresa? Não tem nem como aplicar isso.”

Engano seu se pensa dessa forma e vou te mostrar porquê.

O post Inbound Marketing serve para qualquer empresa? Veja porque a resposta é sim! apareceu primeiro em Alaska Marketing Digital.