Você já sabe o que é Inbound Marketing e como aplicar as estratégias para cada etapa do funil de vendas. Mas ainda existem dúvidas se o investimento retornará e, principalmente, o tempo que poderá levar para começar a colher os resultados.

Se você ainda tem alguma incerteza sobre aplicar o Inbound Marketing para sua empresa, trago os 9 motivos para você começar a estratégia o quanto antes.

1. Inbound Marketing possui um custo menor

Segundo a Resultados Digitais, o Inbound Marketing é 62% mais barato que o marketing convencional, ou o chamado Outbound.

Mas calma! Isso não quer dizer que você consegue aplicar a estratégia de graça.

Saber investir nas ferramentas corretas e, principalmente, em profissionais qualificados, é indispensável para se obter os resultados esperados.

2. Eleva a autoridade da sua empresa no seu segmento

Sabe quando você pensa em algum produto e automaticamente já pensa também numa marca? Isso acontece pois essa marca que vem na sua cabeça, na maioria das vezes, é a autoridade no mercado.

O Inbound Marketing ajuda a sua marca a se tornar autoridade no seu segmento, já que através do marketing de conteúdo, acaba colaborando com informações úteis para o usuário.

Assim, sua empresa pode se transformar em referência no segmento.

3. Atrai potenciais clientes e novas oportunidades

O Inbound Marketing utiliza o funil de vendas como base da sua estratégia.

A primeira etapa do funil de vendas é a de atração, ou seja, se concentra em atingir usuários que estão procurando por produtos ou soluções do seu segmento.

Além disso, a etapa de atração tem o intuito de educar tais potenciais consumidores, que muitas vezes nem descobriram ainda que possuem um problema e que precisam da sua empresa para os ajudar.

4. Educa o seu público melhorando o mercado

Como eu disse, através do marketing de conteúdo, os seus potenciais consumidores serão educados sobre o seu serviço.

Como o funil de vendas tem o objetivo de fazer o seu visitante se tornar um cliente, o processo se baseia em atrair e nutrir esses leads. Assim o usuário será educado sobre o produto ou serviço que você está oferecendo.

No momento da compra, ele já saberá exatamente do que precisa e o porque precisa.

Com tanta informação útil, dificilmente cairá em propostas de empresas que não oferecem produtos ou serviços de valor — melhorando o mercado.

5. Te esclarece melhor o seu público

Com Inbound Marketing é muito fácil descobrir e analisar quem é o seu público potencial real.

Através de dados e análises, você poderá conhecer quem são os seus visitantes e consumidores, podendo assim se relacionar melhor com cada um deles.

O relacionamento pode ocorrer em todas as etapas do funil de vendas.

6. Provê segmentação para suas personas

Este tópico completa o anterior, já que através das análises do comportamento do seu público as estratégias serão muito mais assertivas.

Poder segmentar anúncios e informações para o perfil de pessoas que estão procurando pelo seu tipo de serviço é uma das grandes vantagens da internet.

Uma estratégia bem segmentada é muito diferente de anunciar na TV, afinal, quem quer acertar todo mundo acaba não acertando ninguém.

O Inbound Marketing tem como foco o seu público-potencial e nicho de mercado.

7. Mantém um relacionamento com os seus clientes

Quando você consegue manter um relacionamento próximo de seus clientes, provavelmente eles comprarão de você novamente.

Com o Inbound Marketing você não só continua mantendo um relacionamento com seus clientes como cria uma relação com os seus potenciais consumidores, através de informações úteis e no momento que eles precisam.

Inbound Marketing para empresas

8. Acelera o processo de vendas reduzindo seu ciclo

A grande vantagem do Inbound Marketing é poder atrair usuários que realmente se interessam pela sua empresa.

Com isso, não é mais o seu vendedor que correrá atrás de cliente, mas sim o cliente que virá até você.

Esse processo impacta positivamente nas suas vendas, já que o vendedor só entrará em contato com potenciais clientes já qualificados para comprar.

9. Resultados mensuráveis — ROI

Imagine que você tenha investido num anuncio em revista: quantos, quando e quem realmente viram o seu anúncio? A revista não te possibilita mensurar tais dados. Mas…

Bem vindo a internet: onde tudo e qualquer estratégia feita nela pode ser mensurável!

Posso dizer que este último tópico não é só apenas vantagem do Inbound Marketing, mas sim, de qualquer estratégia realizada na internet.

Através de relatórios diários, semanais e mensais você pode verificar se a estratégia está atingindo o objetivo e até analisar o que pode estar dando de errado, caso não esteja atingindo o desempenho esperado.

Assim você consegue controlar o seu investimento e fazer testes do que é melhor para o seu tipo de negócio.

O post Os 9 motivos para aplicar Inbound Marketing para empresas apareceu primeiro em Alaska Marketing Digital.