Discurso: seu e de todo mundo

Melissa Brum
AGEX
Published in
2 min readMay 6, 2017
Foto: Arquivo

Em uma sociedade movida pela interação, a comunicação une diferentes grupos de indivíduos por meio do conteúdo que é veiculado constantemente, seja pela mídia impressa ou digital, influenciando no comportamento e na percepção dos acontecimentos sociais.

Com a democratização do acesso aos meios digitais, principalmente a internet, a produção de conteúdo passou a ser feita por toda e qualquer pessoa que tenha um acesso mínimo e pretenda transmitir opiniões. Essa transformação alterou definitivamente a base rígida de comunicação que era feita somente pelos grandes meios massivos.

No entanto, essa diversificação de conteúdos e pontos de vista sobre um mesmo assunto acabou gerando uma profusão de informações não confiáveis, que pretendem se transformar em discursos influentes na sociedade — e muitas vezes acabam conseguindo — omitindo a fonte do público e viralizando na rede mensagens sem apuração e recheadas de argumentos pouco embasados.

Utilizando-se da premissa que as falas emitidas por figuras com credibilidade social geram aspecto de confiabilidade ao texto, as pessoas propagam e veiculam ideias a bel prazer, se aproveitando da mídia que têm para dar notoriedade à mensagem. Isso atrai o olhar do indivíduo para a publicação, gera curtidas, compartilhamentos, mas será que cumpre o papel de informar e incentivar uma discussão mais profunda e interessada a todos os nossos problemas? Pense nisso na próxima vez que compartilhar o discurso de alguém só pela figura que a pessoa representa.

--

--

Melissa Brum
AGEX
Writer for

Graduanda de Jornalismo, apaixonada em ouvir boas histórias e compartilhar experiências.