Doe tempo e conhecimento oferecendo oportunidade

Selfie feita pelo Mateus Rocha com Edson Antonio de Lima, Elaine Valverde, Dinacleia galdino, Ronaldo Guedes, Fernanda Lima Andrade, Ivan Ferraz, Joyce Monteiro, Patricia Moro, Sandra Ribeiro e Solange Lima, Claudemir Walci Moreira da Silva, Carla Chierosa,Diego Castro, João Paulo Surian, Jaqueline Santos e Sandra Ribeiro.

O Management 3.0 tem uma prática que se chama “OS DOZE PASSOS PARA FELICIDADE”, a metade destes passos como AGRADEÇA, DÊ, AJUDE, EXPERIMENTE, SOCIALIZE e SORRIA, que são sociais, podem ser alcançados ao mesmo tempo através de uma ação como doar seu tempo para realizar um treinamento.

Entre os dias 27 e 28 de Julho de 2019 realizamos o primeiro Treinamento de Management 3.0 do nosso grupo LIGA DA INCLUSÃO, iniciado pelo Mateus Rocha depois de um treinamento onde a Dinacleia “Cleia” Galdino que é PcD visual participou no SERASA com todo apoio da Elaine Valverde e que eu tive a sorte de estar ajudando. Um grupo de WhatsApp foi criado com a participação de várias pessoas que estavam dispostas a doar seu final de semana para realizar este sonho.

Esta primeira turma contou, além dos citados acima com:

Ronaldo Guedes, Fernanda Lima Andrade, Ivan Ferraz, Joyce Monteiro, Patricia Moro, Sandra Ribeiro, Solange Cardoso dos Santos Lima, Claudemir Walci Moreira da Silva, Carla Chierosa, Diego Castro, João Paulo Surian, Jaqueline Santos e Sandra Ribeiro.

Porem nós que fomos ensinar, acabamos agraciados por muito mais aprendizado que poderíamos oferecer. Estas pessoas querem oportunidades para progredir profissionalmente e querem ser tratados como iguais. Nada mais que isto. Eu me vi neles, percebi que queremos as mesmas coisas. Vi meu filho espelhado naquelas pessoas e não quero que ele sofra discriminações. Eu que também tenho uma priminha PcD visual, percebi como desconheço esta realidade que está tão perto da minha vida. Sai com a clareza que estas pessoas são idênticas a todos nós, todos queremos ACEITAÇÃO, RESPEITO e LIBERDADE. Não são palavras estranhas e devem ser direito de todos. Falamos de diversidade e do poder da criatividade que emana disto, mas ainda estamos longe de viver isto.

Muitos sabem que é natural do ser humano não ficar confortável com o diferente, e por saber disto é que devemos mudar esta percepção de modo consciente. Temos que aprender a vivem em comunhão com limitações físicas, cor da pele, limitações mentais, idade, gênero, sexo, religião, nacionalidade, etínia, etc, Vamos apelar para a empatia. Levando em consideração todas as características que podemos considerar “diferentes” os “normais” são uma minoria.

fotografia com Edson Antonio de Lima que esta atuando como auxiliar e João Paulo Surian que esta realizando a prática Moving Motivator.

--

--

Edson Antonio de Lima
Agile lean thinking and Business Agility

Agile Coach, Consultant, Facilitator and Instructor of Agile Methods, Lean Inception and Management 3.0. https://www.linkedin.com/in/edsonalima/