Se é agil é Scrum?

Bruno Silva
Agile Content Teamwork
3 min readJun 11, 2018

Opa, deve ser fácil então!

agilesmile.com

Sim! O Scrum é uma metodologia ágil voltada ao desenvolvimento de software, mas somente utilizar o framework não torna uma organização ágil.

Assim como em outros métodos, a proposta do Scrum é fornecer subsídios para o gerenciamento de atividades muitas vezes complexas, porém de uma forma flexível e que facilite a adaptação do projeto diante das adversidades.

A maioria das empresas desenvolvem produtos ágeis se apoiando no Scrum, de forma a forçar o uso da metodologia, acreditando fielmente ser o ideal para o negócio independente dos problemas que surgem.

Já parou para pensar se o Scrum realmente é o melhor para o seu negócio ou organização?

Agilidade vai além de modinha, trata-se da evolução de um produto e da evolução de pessoas. Ser ágil é ter resiliência correndo nas veias e não usar um framework só porque o concorrente usa.

Ser ágil não significa APENAS ser mais rápido!

Hoje somos extremamente eficientes em entregar software rápido, mas com qualidade questionável e com baixa manutenibilidade.

Em um projeto realizado utilizando o Scrum, a execução acontece em iterações. Baseado em um modelo tradicional, a planning é realizada, os prazos são determinados e o ciclo continua.

Supondo que um desenvolvedor agilize uma funcionalidade, de forma rápida, não testável e funcional… ele foi produtivo, certo!? Porém pensando em qualidade e valor, foi um período de desenvolvimento desperdiçado.

Ser ágil, mais do que ser rápido, é diminuir riscos, maximizar qualidade do que está sendo feito e sempre realizar avaliações sobre o que está sendo entregue.

Para o autor Jeff Sutherland, em um de seus livros mais vendidos: Ser ágil é literalmente: “A arte de fazer o dobro na metade do tempo”

Recomendo leitura.

Mas são tantos detalhes, problemas e insatisfações. Não ter a certeza se o framework que utilizo está funcionando, fica difícil. Então como mudar?

Não será da noite para o dia XD !

Lembre-se, sempre uma coisa por vez, como a aplicação de uma nova metodologia ágil em um projeto pequeno, treinamentos para os colaboradores, questionar se o Scrum é realmente a opção certa para empresa.

Talvez haja a necessidade de usar outra forma de desenvolvimento, como XP, Lean, Kanban, etc. Cabe a nós entusiastas do manifesto ágil, buscar, inovar e evoluir. Só assim conseguiremos alcançar iterações curtas, times multidisciplinares, times autogerenciáveis, foco em entrega de valor para o cliente, escopo flexível, visibilidade e previsibilidade, além do constante envolvimento do cliente com a empresa.

Bora ser ágile!

--

--