Senado aprova crédito de US$ 195 milhões para defesa agropecuária

Domicio Faustino
Agro é Negócio
Published in
1 min readNov 7, 2019

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou nesta quarta-feira, a aprovação pelo Senado de um empréstimo de US$ 195 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimentos no sistema brasileiro de defesa agropecuária.

“Não é a fundo perdido, mas é a juros baratos, e isso é importantíssimo para organizar o sistema sanitário como um todo”, disse a ministra.

No Brasil, apenas 6% da área plantada tem seguros

Dados da Ministério da Agricultura mostram que apenas seis por cento das lavouras do Brasil foram asseguradas ano passado. Mais de 80% estão na região Sul e interior de São Paulo, locais onde predomina o plantio de grão. No Espírito Santo, menos de 0,5% das lavouras tem algum tipo de seguro, apenas 362 produtores possuem apólices.

“Produtores sem seguro, no futuro, certamente não estarão na atividade agrícola dada essa condição de risco cada vez mais presente em função das alterações de clima, e também de oscilação de preços internacionais que interferem e muito na renda dos produtores”, explicou o especialista em administração rural e engenheiro agrônomo do Instituto de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Ênio Bergoli.

--

--