Kazan 2015 — Dia 4
Kazan 08h45, hora de levantar. Hoje não haverá competições de águas Abertas o que significa dia de recuperação, manutenção e descontração controlada para os nadadores.
Após o pequeno-almoço fomos ao ginásio alojado no Main Center da Athletes’ Village para uma sessão de recuperação física ativa. Exercício aeróbio sub-máximo, massagem miofascial activa e alongamentos passivos de membros inferiores.
De seguida apanhámos o autocarro para Kazanca, local da competição. Antes de entrar dentro de água e com um envolvimento logístico e natural único realizámos o aquecimento coletivo que visou a mobilização articular e ativação muscular geral e específica da modalidade. Hoje os nadadores podem utilizar o percurso completo de prova no seu treino matinal e assim aconteceu. Boa disposição e espírito de entreajuda pairam na seleção portuguesa.

Após o treino seguiu-se uma sessão individual e ligeira de alongamentos de tronco e membros superiores. Tudo em ordem.
Hoje e, pela primeira vez, não almocei no restaurante europeu, fui experimentar o asiático juntamente com o Técnico Nacional David Ferro. Os restantes elementos da equipa mantiveram a sua dieta.

Antes de irmos descansar houve um momento de descontração no espaço lounge da Village. Sorrisos e interações importantes em momento de competição.
18h00 na piscina Aquatics Palace, uma imponente infraestrutura à qual os russos nos habituaram desde o momento da chegada.
Aquecimento autónomo e treino leve na presença do presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva.

Com os saltos para a água já a decorrer seguiu-se uma sessão de massagem manual aos nadadores de forma a preparar os próximos 2 dias. Tudo em ordem onde reina a confiança e motivação.
À semelhança dos dias passados fomos jantar em equipa. Houve ainda tempo de interagir com a natação sincronizada e dar uma atenção especial em fisioterapia às suas atletas.
Após a palestra diária e antes de ir repousar fui dar uma corrida e realizar algum exercício físico. A jornada é longa e “corpo são mente sã”.
Amanhã às 12h00 de Kazan temos os 10km do Vasco e Rafael. Os objetivos estão traçados e a táctica está delineada.
Até amanhã Portugal.
Nuno Filipe Pina (Fisioterapeuta da Seleção Nacional), 26/07/2015