5 álbuns de samba pra tu se apaixonar por esse gênero de resistência!

Steffi de Castro
Ainda escuto álbuns
4 min readDec 2, 2019

Hoje é Dia Nacional do Samba, não tem como eu não falar sobre isso. O samba é conhecido como um gênero musical brasileiro oriundo do Rio de Janeiro, mas a verdade mesmo é que ele é historicamente afro-bahiano, levado ao Rio, onde teve modificações e foi popularizado para o resto do Brasil, como já cantou um dia João Gilberto e Gilberto Gil: “Porque na Bahia tem mãe Iemanjá, de outro lado o Senhor do Bonfim que ajuda o baiano a viver pra cantar, pra sambar pra valer…” ♪

No samba, instrumentos de corda obedecem o ritmo dos instrumentos das percussões. As rodas de samba (que parecem seguir a mesma lógica das rodas de capoeira, luta e esporte também de origem afro) são espaço de encontro e de revisitação de histórias, sentimentos e experiências de quem canta, toca e dança.

O batuque não nega: samba é som negro, é mistura de ritmos africanos. E, por causa disso, dançar e tocar samba já foi, na história brasileira, perigoso, “mal visto” ou conhecido como coisa de “vagabundo”. Um fenômeno muito parecido com o funk brasileiro hoje, que também é visto da mesma maneira e ocorre nos mesmos espaços em que o samba nasce todos os dias: nas favelas, bairros de periferia e com uma população majoritariamente negra criando, compondo e criando seus próprios espaços de lazer e sua cultura.

Hoje o Samba é um patrimônio nacional. É o que o gringo espera ver quando chega aqui, não é? É o que gera renda para muitos brasileiros trabalhadores durante o Carnaval, é a música que ainda conta muitas histórias, é ancestralidade oralizada saindo de um surdo, uma cuíca e um reco-reco.

Escolhi 5 álbuns de samba que gosto muito pra indicar para vocês. Nem todos são os trabalhos mais importantes do gênero, mas são álbuns muito delicinhas para ouvir, pode apostar. ♥

1 Samba na Madrugada (1968) — Paulinho da Viola e Elton Medeiros

Eu amo demais esse álbum, é um dos primeiros do Paulinho da Viola. É tão bonitinho, tem aqueles coros característicos do samba de roda e as músicas são belíssimas. Minhas favoritas: Maioria sem nenhum, Sofreguidão e Depois de tanto amor;

Cartola (1974) — Cartola

Álbum de estreia do próprio Cartola. Apesar de, a essa altura, ele já ser bastante conhecido, só aos 65 anos gravou seu primeiro álbum, em 1974. Foi com este trabalho que fui apresentada à Cartola e me apaixonei. Minhas favoritas dele: Sim, O Sol Nascerá e Corra e Olhe o Céu;

Eu e o Samba (2008) — Leci Brandão

Leci Brandão em um álbum apaixonado, aqui a dor dos românticos será colocada à prova! A voz de Leci é uma delícia, este ano inclusive, o evento nacional Mulheres na Roda de Samba homenageou Leci Brandão, além de cantora e compositora, Leci é uma das importantes figuras femininas negras na política brasileira. Minhas favoritas: Desperta para a felicidade, Mulher de fibra, Só não pode sem amor.

Ao Vivo (1999) — Jorge Aragão

Eu não sou muito fã de ouvir gravações Ao Vivo, mas samba fica bom. E esse primeiro ao vivo do Jorge Aragão é muito bom e tem os clássicos que todo mundo gosta e sempre toca nos sambas: Coisas de Pele, Identidade e Loucuras de uma paixão.

Martinho da Vila (1974)

Pra finalizar, Martinho da Vila, 1974, obviamente do Martinho da Vila. As duas primeiras músicas SEMPRE tocam em todo samba (se não tocar, a gente até estranha), Canta canta, minha gente e Disritmia. Tem também Festa de Umbanda, que eu amo.

Juntei esses 5 álbuns numa única playlist, pra ouvir enquanto trabalha, arruma a casa ou no busão: Ainda Escuto Álbuns de Samba .

--

--