As vantagens de investir em soluções de Big Data

Entenda por que as soluções de Big Data se tornaram requisitos fundamentais para o desenvolvimento dos negócios

Não é novidade que os smartphones trouxeram inúmeras facilidades para a nossa vida, não é mesmo? A partir deles, atualizamos nossas redes sociais, fazemos transações bancárias, fugimos do trânsito, compramos produtos e serviços, acessamos jogos e utilizamos para os mais diversos tipos de trabalhos.

Entretanto, todas essas ações geram informação e, consequentemente, dados que são guardados em algum local. Mas qual seria o melhor caminho para armazenar esses dados? É o que vamos descobrir!

A fantástica era dos aplicativos

Ao perceberem que os smartphones estavam cada vez mais presentes na vida das pessoas, empresas de pequeno, médio e grande porte começaram a investir em sistemas modernos e inovadores. A partir dessa ideia, surgiram aplicativos inteligentes destinados a atender melhor o mercado.

Dessa forma, nasceram plataformas que vieram para revolucionar o mundo dos negócios, como a automatização de pedidos em mesas de bares e restaurantes, cadastro de produtos de almoxarifado, registro de profissionais para prestação de serviços, entre outros. O objetivo? Otimizar tempo e recursos, aumentar a produtividade dos funcionários, melhorar a experiência do cliente e, principalmente, gerar mais receita para as empresas.

Apesar dessa ideia ser tentadora, alguns problemas se tornaram comuns para as empresas. Atividades simples, como armazenar e processar dados viraram dores de cabeça cada dia maiores para equipes de tecnologia.

A solução é investir em Big Data

De acordo com dados da McKinsey & Company, varejistas que implementaram soluções de Big Data, tiveram um aumento de 60% em sua margem operacional.

De um modo geral, grande parte dos problemas das empresas está diretamente ligada ao banco de dados. Aos poucos, metodologias básicas para organização dos dados tornaram-se obsoletas.

Então a dúvida começou a surgir: será que investir em infra-estrutura de maior porte não seria a melhor saída? A princípio não, pois essa aquisição poderia afetar diretamente a receita da empresa. Além disso, alguns bancos de dados não estão prontos para suportar o crescimento.

Nesse caso, a saída seria apostar em ferramentas de Big Data, pois elas são capazes de processar um grande volume de dados. Entretanto, vale destacar que essa solução não se trata de algo único, mas sim de um conjunto de diferentes tecnologias e práticas.

Outra ideia para obter retorno a curto prazo é trocar o banco de dados convencional por um que se adapte melhor ao seu problema, como os noSql, também chamados de “colunares”. Essa alternativa é mais adequada, pois oferece um ganho de 200% ou mais de processamento e um aumento de apenas 25% no custo de infraestrutura.

Lembrando que quem utiliza Big Data está bem à frente dos concorrentes, pois essa tecnologia permite a elaboração de produtos baseados em dados de mercado e em tendências futuras. Ou seja, esse recurso é capaz de transformar completamente a forma como sua empresa funciona.

A importância do analista de Big Data

Quando desenvolvemos uma aplicação, costumamos usar nossos dados apenas para algo específico. Na maioria das vezes, não conseguimos perceber que aquela informação poderá levar a um caminho mais lucrativo, como a capacidade de perceber algumas preferências do cliente.

Percepções como essas são diferenciais e devem ser sempre levados em conta, porém só são descobertas por meio de uma análise mais profunda dos dados. Na dúvida, invista em profissionais especializados em Big Data, pois além de extraírem valor dos dados, também são ótimos em gerar insights que realmente impactam nos resultados do negócio.

Agora que você já sabe a importância de investir em soluções de Big Data, vai ser mais fácil lançar produtos digitais inovadores, não é mesmo? Lembre-se de que o armazenamento efetivo de dados pode trazer muito mais prosperidade para o seu negócio, portanto, priorize-o sempre!