Entenda como funciona a tecnologia Bitcoin

Baseada no conceito de cripto-moeda, a tecnologia Bitcoin pode revolucionar a forma como você administra e usa o seu dinheiro

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Bitcoin, certo? Embora a ideia pareça coisa de cinema, o conceito existe desde 2009 e já está revolucionando o mundo da tecnologia e das finanças. Por se tratar de algo realmente inovador, sabemos que esse tipo de moeda ainda deixa muitas dúvidas. Mas, fique tranquilo, pois explicarei neste artigo tudo sobre essa novidade. Vamos começar?

De maneira geral, a Bitcoin é uma rede de pagamentos descentralizada que não precisa de intermediários para gerenciar o sistema. Em outras palavras, é uma moeda virtual que existe sem precisar de uma autoridade central ou uma instituição financeira, como o Banco Central ou órgãos regulamentadores.

De acordo com o site Bitcoin.org, a proposta foi criada há oito anos por Satoshi Nakamoto, porém, o projeto foi apresentado pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, como um conceito baseado em cripto-moedas, meio de troca que utiliza linguagem criptográfica para assegurar transações.

Como nascem as Bitcoins?

Por se tratar de uma moeda digital, todo o processo de criação acontece dentro de milhares de máquinas conectadas à rede. Essa etapa é chamada de “mineração”: quando vários computadores competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Todos os que participam do processo ganham Bitcoins, porém quem resolve o cálculo leva uma fração maior.

Entretanto, para a moeda digital não crescer de forma desenfreada, existe uma regra importante na rede: só serão geradas 21 milhões de unidades até o ano de 2140. Dessa forma, os níveis de cálculo matemático ficam cada vez mais complexos, tudo para que a quantidade de moeda seja limitada.

As transações de Bitcoins

Imagine o seguinte cenário: Alice paga um valor de 1 Bitcoin para o usuário Bob. O pagamento começa a ser analisado entre os mineradores, usuários que processam as transações para verificar se elas são verdadeiras.

Em média, esse procedimento leva cerca de 10 minutos para ser confirmado, isso acontece para se ter certeza de que as informações estão corretas e serão inseridas na rede. Ao concluir o processo, os dados são inseridos em um bloco e serão direcionados ao Blockchain, bases de dados compartilhadas em que todas as transações são registradas. Por fim, Bob receberá o valor com sucesso, que ficará salvo em sua carteira virtual.

O que torna essa prática segura, confiável e interessante é que todas as transações gravadas no Blockchain são públicas, ou seja, podem ser verificadas por qualquer membro da rede. Esse é um dos motivos que faz o sistema ser bastante transparente e diferenciado.

Por que a tecnologia é tão segura?

O processo de verificação de transações é chamado de Proof of Work (Prova de trabalho, em português), um protocolo utilizado para a prevenção de ataques cibernéticos. Na mineração, o PoW é usado para confirmar se a transação realmente é válida ou não.

Caso a transação seja fraudulenta ou ocorra algum um erro, o cálculo é destruído e um novo começa a ser feito por aquele minerador. Se a prova for aceita, o bloco de informação é anexado ao bloco anterior.

O futuro da moeda digital

Indo na contramão do sistema financeiro mundial, o Bitcoin permite que usuário tenha liberdade para fazer pagamentos de maneira simples para pessoas em qualquer parte do planeta. Há opções de transferências com cobranças de taxas, mas elas são bem baixas e só existem para priorizar a sua transação.

Outro motivo que faz essa tecnologia ser realmente inovadora, é que todas as informações são abertas e podem ser auditadas por qualquer membro da rede, deixando o sistema cada vez mais neutro e seguro.

Apesar das vantagens, o Bitcoin ainda está em desenvolvimento, isso significa que novas funcionalidades ainda estão por vir. Por isso, a tecnologia pode sofrer oscilações de valor.

Alguns especialistas, inclusive, preveem que o futuro talvez não esteja apenas no Bitcoin, mas nas cripto-moedas. Apesar das incertezas, há quem diga que a procura pela moeda digital deve continuar gerando maior aceitação do público.

A tecnologia Bitcoin é realmente surpreendente, não? Para obter mais informações, acesse bitcoin.org. Se ainda restar alguma dúvida sobre a moeda digital, escreva pra mim abaixo! ☺

Like what you read? Give Victor Cotrim a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.