User Experience e conteúdo: a importância da comunicação com o usuário

Entenda como o conteúdo é capaz de proporcionar experiências incríveis aos usuários

Já que você decidiu ler este texto, vou iniciá-lo com uma pergunta: quando foi a última vez que você teve uma ótima experiência como consumidor? Se foi recente, ótimo! Afinal, bons momentos ficam marcados mesmo. Caso não se recorde, taí um bom exercício para você fazer em uma próxima oportunidade.

Parece que não, mas desfrutar um bem ou serviço vai muito além do que imaginamos. Quando compramos um produto, por exemplo, criamos voluntariamente uma expectativa nele, que pode ser correspondida ou não. Essas percepções são chamadas de User Experience (UX) ou experiência do usuário em português.

Proporcione sempre boas experiências

O primeiro passo para encantar clientes é entender as reais necessidades dele, ou melhor, conhecer quais são os desejos em relação ao produto. Lembra daquele ditado popular “As primeiras impressões são as que ficam”? Pois é, ele explica bem a importância de proporcionar ótimas experiências desde o primeiro contato.

Ao criar um relacionamento com o seu público, lembre-se de que é preciso ter empatia, ou seja, criar uma sensibilidade para resolver os problemas dele como se fossem os seus.

Muitas vezes não nos damos conta, mas as pessoas só querem ser tratadas com respeito, cuidado e atenção.

UX e conteúdo: parceiros no crime

Apesar da experiência do usuário estar mais relacionada ao universo do design, o conteúdo escrito também se torna peça fundamental na percepção do usuário. No campo digital, tudo acontece de forma rápida e instantânea, por isso, os textos devem ser curtos, diretos e ao mesmo tempo divertidos.

Para gerar engajamento, é preciso saber antes de tudo que os textos precisam conversar com o público, ou seja, falar a língua dele.

Às vezes, tudo o que você precisa é de uma mensagem criativa para fisgar a atenção da pessoa com maior facilidade.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Massachusetts mostra que os usuários perdem a paciência com vídeos após 2 segundos de espera. Depois do terceiro segundo, cerca de 40% dos usuários abandonam o site. Na internet, as pessoas não têm tanta paciência para procurar por páginas lentas ou informações escondidas, por isso, é essencial que tudo esteja disponibilizado de forma clara.

Em outras palavras, o papel do redator é tão importante quanto o do design, pois ambos são capazes de proporcionar boas experiências ao usuário.

Escreva com emoção

Se você deseja engajar o seu público, procure persuadi-lo por meio de mensagens que despertem o lado emocional dele. O Airbnb, site que oferece acomodações em qualquer lugar do mundo, serve de perfeito exemplo para explicar a força de uma mensagem consistente que interage com o público.

Hoje, a plataforma oferece um campo de pesquisa bastante envolvente: “busque uma casa em qualquer lugar e a qualquer hora”. Por ser mais agradável e persuasiva, a companhia percebeu que essa mensagem é super compatível com o perfil de usuário, pois desperta sensações únicas, afinal, quem não gosta de viajar, não é mesmo?

Por fim, é evidente que a comunicação (tanto visual quanto textual) é extremamente importante no mundo digital. Já que não podemos contar com o calor das emoções de uma conversa “face to face”, devemos apostar em mensagens que promovam a interação de forma humana e despojada com os usuários.

Eba! Se você chegou até aqui é porque a informação foi passada de forma efetiva. Agora que você já sabe a importância de um conteúdo bem feito, lembre-se de deixar as informações mais claras, diretas e objetivas daqui pra frente, combinado?

Like what you read? Give Camila Melim a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.