Conheça os tipos de conhecimento em projetos

Demis Marques
Mar 1 · 4 min read

No artigo passado falamos sobre o que é gestão do conhecimento em projetos, agora vamos falar sobre tipos de conhecimentos que são necessários e gerados em projetos.

Busquei ser bem objetivo aqui, e como vocês sabem trago também fundamento para o que está sendo apresentado, então é comum você achar citações nos parágrafos. Vamos lá!?

Partindo de uma visão dos tipos de conhecimento

Uma das visões bem interessantes é a de que existem três tipos de conhecimento em projetos, são eles (POLYANINOVA, 2011):

a) Conhecimentos técnicos (technical knowledge): que se relacionam com técnicas, tecnologias, processos de trabalho, custos e outras coisas que estão envolvidas em questões específicas da disciplina do projeto;

b) Conhecimentos de gestão de projetos (project management knowledge): que se relacionam com os métodos e procedimentos necessários para gerir a execução dos projetos;

c) Conhecimento do projeto (project-related knowledge): que se refere ao conhecimento sobre os clientes e outras pessoas ou entidades que são importantes para o negócio da organização.

Estes conhecimentos, então, circulam dentro de projetos para organização e da organização para os projetos de três maneiras principais (POLYANINOVA, 2011):

a) Projeto para projeto (Project-to-Project (P2P)): passando os conhecimentos, as experiências e as ideias de um projeto para outro;

b) Projeto para o Negócio (ou organização) (Project-to-Business (P2B)): passando a experiência das equipes de projeto para a função empresarial central, para a organização;

c) Negócio (ou organização) para o Projeto (Business-to-Project (B2P): difusão e desenvolvimento de novas aptidões e competências dos departamentos para equipes de projeto.

Uma outra visão

Uma outra visão, similar a primeira, aponta que no contexto da gestão do conhecimento em projetos os tipos de conhecimento perpassam por (HANISCH et al. 2009):

a) Conhecimento em projetos: O conhecimento de projeto está intimamente ligado à metodologia de gerenciamento de projetos e às práticas de comunicação em projetos, é fortemente dependente do gerente de projeto e do estilo de gerenciamento de projeto individual.

b) Conhecimento sobre projeto: Denota uma visão geral dos projetos que estão sendo realizados na organização.

c) Conhecimento entre projetos: Conhecimento especializado, conhecimento metodológico, conhecimento procedural e conhecimento de experiência. O conhecimento entre os projetos da organização contribui para a base de conhecimento organizacional.

Bom, partindo da minha experiência e com base nessas duas visões, trago aqui os seguintes tipos de conhecimento em projetos:

a) Conhecimento técnicos: conhecimento especializado, conhecimento metodológico, conhecimento procedural e conhecimento de experiência, que pode ser relacionado as técnicas, tecnologias, processos de trabalho, custos e outras coisas que estão envolvidas em questões específicas da disciplina do projeto;

b) Conhecimentos de gestão: conhecimento de projeto que está intimamente ligado à metodologia de gerenciamento de projetos e às práticas de comunicação em projetos, se relacionam com os métodos e procedimentos necessários para gerir a execução dos projetos;

c) Conhecimentos sobre stakeholders (ou personas): que se refere ao conhecimento sobre os clientes e outras pessoas ou entidades que são importantes para o negócio futuro da organização.

d) Conhecimentos multi- projetos: relacionados a visão geral de projetos dentro da organização.

Mas e quais ações para gestão desses conhecimentos?

Vamos lá! Durante as fases do ciclo de vida do projeto diferentes ações relacionadas a aquisição, geração, compartilhamento e armazenagem do conhecimento ocorrem.

Na fase de planejamento, por exemplo, discute-se a alocação de competências, os conhecimentos esperados e como esses conhecimentos podem ser documentados e armazenados (HANISCH et al. 2009, POLYANINOVA, 2011)

Na fase de implementação os conhecimentos técnicos são aplicados e gerados, e as ações são conduzidas no sentido de registrar e disseminar os conhecimentos desta fase do projeto, a partir de descrições completas destes, identificação e solução de problemas concretos que podem ser utilizados em projetos futuros (HANISCH et al. 2009, POLYANINOVA, 2011)

Na fase de encerramento é onde são identificados e capturados os novos conhecimentos, refletidos em documentação ou produtos desenvolvidos, incluindo também a preparação de conhecimento para transferência para outros projetos (HANISCH et al. 2009, POLYANINOVA, 2011).

Bom, espero que ao final deste artigo você tenha uma ideia do que é gestão do conhecimento em projeto e principalmente os diferentes tipos de conhecimento!

Ah, e se você que aprender a mapear esses conhecimentos e elaborar planos de gestão do conhecimento, clica aqui!

Na nossa próxima postagem vamos falar sobre as duas principais visões sobre o que é o conhecimento: conhecimento como produto e conhecimento com processo.

Referências

HANISCH, Bastian et al. Knowledge management in project environments. Journal of knowledge management, v. 13, n. 4, p. 148–160, 2009.

POLYANINOVA, Taya. Knowledge management in a project environment: organisational CT and project influences. 2011.

ak2.in

Agilidade e Produtividade

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade