O que é gestão do conhecimento em projetos?

Demis Marques
Feb 19 · 3 min read

Vamos começar do começo, uma definição científica, para gestão do conhecimento em projetos:

“é a gestão do conhecimento em situações de projeto e, portanto, a ligação entre os princípios de gestão do conhecimento e gerenciamento de projetos” (HANISCH et al, 2009).

A gestão do conhecimento em projetos difere da gestão do conhecimento organizacional uma vez que a natureza de projetos é o de ser “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMI, 2008, p.5), ou seja, são únicos (específicos, exclusivos) e temporários, enquanto que organização é permanente.

O fim do projeto muitas vezes representa o fim dos conhecimentos desenvolvidos e os colaboradores retornam para os seus antigos postos de trabalho ou são realocados para novas funções (SCHINDLER; EPPER, 2003).

Parceiros e consultores que atuam no projeto fornecendo conhecimentos importantes ao projeto deixam a organização após a finalização do projeto, o que é agravado “caso o seu conhecimento seja necessário (por exemplo, se problemas semelhantes ocorrem em outros projetos), é ainda mais difícil de identificar e só pode ser reconstruída em parte sem o seu apoio pessoal” (SCHINDLER; EPPER, 2003, p.2)

O desafio da gestão do conhecimento está em gerenciar os conhecimentos em um ambiente temporário e singular. A temporalidade se refere ao fato de que o projeto tem um começo e fim bem definidos e a singularidade se refere a criação de um produto (bem ou serviço) exclusivo (SHINODA, 2015).

A figura 1 apresenta os desafios da gestão do conhecimento em projetos (SHINODA, 2015, p. 84):

Figura 1: Desafios da natureza dos projetos para a gestão do conhecimento. Fonte: Shinoda (2015, p.84)

Os desafios são ainda maiores para a gestão do conhecimento em projetos “porque a maioria das organizações não é capaz de avaliar projetos e aprender com eles”, onde “torna-se difícil desenvolver rotinas estáveis que maximizam o fluxo de conhecimento e capturam a aprendizagem, tanto dentro do projeto como de um projeto para o próximo (POLYANINOVA, 2011, p. 9).

Além dos desafios inerentes a natureza dos projetos, diferentes tipos de conhecimento são necessários e gerados aos projetos (HANISCH et al. 2009, POLYANINOVA, 2011).

Bom agora que já temos uma definição de gestão do conhecimento em projetos e os seus principais desafios.

Na nossa próxima postagem vamos falar sobre a os tipos de conhecimento em projetos.

Quer nos acompanhar e entender um pouco melhor sobre gestão do conhecimento em projetos, se liga nessa oficina aqui.

Referências:

HANISCH, Bastian et al. Knowledge management in project environments. Journal of knowledge management, v. 13, n. 4, p. 148–160, 2009.

POLYANINOVA, Taya. Knowledge management in a project environment: organisational CT and project influences. 2011.

SCHINDLER, Martin; EPPLER, Martin J. Harvesting project knowledge: a review of project learning methods and success factors. International journal of project management, v. 21, n. 3, p. 219–228, 2003.

SHINODA, Ana Carolina Messias; MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru; SBRAGIA, Roberto. Gestão do Conhecimento em Organizações Orientadas para Projetos. Gestão e Projetos: GeP, v. 6, n. 1, p. 95–110, 2015.

ak2.in

Agilidade e Produtividade

    Demis Marques

    Written by

    Professor e consultor em gestão, atuando +10 anos com agilidade, atualmente desenvolvendo uma tese de doutorado sobre o tema, disseminando conhecimento e etc.

    ak2.in

    ak2.in

    Agilidade e Produtividade

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade