Autonomia para transformar organizações

Matheus Haddad
Aug 19, 2018 · 3 min read
Image for post
Image for post
Como ir além das estruturas de controle e poder existentes nas empresas?

Heteronomia é um conceito filosófico que se refere a "dependência de um indivíduo à vontade de terceiros ou de uma coletividade". É agir de acordo com normas pré-estabelecidas por outras pessoas. Heteronomia remete a obediência.

Quando o sistema ético existente entre duas pessoas é a heteronomia, cria-se uma relação de submissão. Além de aceitar o modo de agir que foi determinado por outra pessoa, o indivíduo também é controlado para seguir a ordem que se impõe sobre ele.

Assim, se estabelece uma relação de comando e controle entre um indivíduo-dominante e um indivíduo-dominado. Esta relação tem em seus alicerces o medo, a insegurança e o segredo como garantidores da efetividade da heteronomia.

A heteronomia é a base do modelo tradicional de gestão.

A hierarquia formal, as descrições de cargos e funções, os planos de carreira e as definições de regras e processos são os efeitos colaterais desta tecnologia social dentro do mundo das organizações.

Nas empresas “mecânicas”, a prescrição do trabalho, a estrutura de poder, a preocupação em evitar conflitos e a valorização excessiva da previsibilidade nas relações entre os profissionais e o negócio dão o tom de como as coisas devem acontecer na execução do trabalho.

Autonomia é exatamente o contrário. Neste conceito a ação de um indivíduo é determinada por ele mesmo, segundo sua própria vontade. Entretanto, não significa agir de qualquer maneira, de forma independente, mas sim em consonância com as restrições sociais que limitam nossas atitudes e comportamentos dentro de um grupo de pessoas.

É agir de acordo com as próprias regras, mas no limite das relações sociais que estabelecemos com os outros. É descobrir qual é a melhor forma de agir levando em consideração tudo e todos que estão ao nosso redor.

Para isso, é preciso ter autoconhecimento para compreender a sua capacidade de agir, como também conhecer o outro para agir dentro de um limiar socialmente autorizado em determinado contexto. É preciso compreender os relacionamentos entre as pessoas, respeitando e participando dos acordos sociais (sejam eles mais subjetivos e informais ou mais objetivos e formais).

As relações entre indivíduos autônomos são influenciadas também pelos os fenômenos sociais da colaboração (fazer um trabalho junto com outra pessoa) e da liderança (comportamento e atitude de um indivíduo que promove condições para que um grupo de pessoas supere, coletivamente, um obstáculo difícil). Confiança, segurança psicológica e transparência são os pilares necessários para que a autonomia nessas relações seja autêntica.

A autonomia é a característica marcante dos modelos de gestão distribuídos, democráticos e centrados nas pessoas.

As decisões coletivas, a liderança emergente, as experimentações (erros, acertos e aprendizados) e o alto engajamento no negócio são evidências da presença de autonomia nas relações de trabalho.

Dentro das empresas “orgânicas”, são as definições de valores, propósitos e objetivos, a maneira de pensar sobre o trabalho e a criação de acordos sociais que dão o respaldo necessário para que um profissional possa atuar com autonomia dentro de uma equipe.

Enquanto organizações que apostam na heteronomia acreditam na capacidade de algumas poucas pessoas para alcançarem o sucesso, as organizações que apostam na autonomia valorizam a criatividade de cada indivíduo e cultivam relações sociais fortes para terem resultados superiores.

Além da Gestão Tradicional

Substituindo o comando e controle por autonomia e…

Matheus Haddad

Written by

Co-fundador da @webgoal e do @institutohaddad. Desorganizador de Empresas. Consultor em novos modelos de gestão.

Além da Gestão Tradicional

Substituindo o comando e controle por autonomia e colaboração.

Matheus Haddad

Written by

Co-fundador da @webgoal e do @institutohaddad. Desorganizador de Empresas. Consultor em novos modelos de gestão.

Além da Gestão Tradicional

Substituindo o comando e controle por autonomia e colaboração.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store