Dicas básicas para começar a juntar milhas aéreas

Camila Libório
Além de Viagem
Published in
4 min readMay 18, 2021

Se você acha que juntar milhas é apenas com cartão de crédito, você está muito enganado! Confira essas dicas básicas para juntar pontos para você que está começando nesse mundo.

Foto de Camila Libório

Milhas e pontos de programas de recompensa podem e devem ser usados para te ajudar a economizar em viagens. É possível trocá-los por passagens aéreas e hospedagens (com desconto). Inclusive, você também consegue usar o benefício para voar de classe executiva, bebê! Basta usar as estratégias certas para “fabricar” milhas.

Esse conhecimento de estratégias para se fabricar milhas é um MUNDO! Por isso, o título

Confesso que não sou expert porque estou voltando para esse universo agora, mas existe um passo-a-passo básico que você precisa seguir para começar a juntar pontos.

Desde pequena ouço falar de milhas e da economia que isso trás para viagens. Minha família sempre juntou pontos de companhia aérea porque minha mãe viajava muito a trabalho e os pontos iam para a conta dela. Também tínhamos cartão de crédito que juntava pontos do programa do banco que podia ser enviado para os programas de relacionamento das empresas aéreas.

Porém, por conta de confusões financeiras que caíram no meu nome, perdi o meu querido cartão de crédito. Meus pontos foram expirando e, por mais que me interessasse, não ia atrás para conhecer alternativas para acumular pontos sem o cartão. Outro erro foi não traçar estratégias de acúmulo, mesmo na época que eu tinha crédito.

Bom, os tempos mudaram muito e hoje eu voltei ao mundo das milhas

Aos poucos estou definindo as minhas estratégias com a super ajuda do conteúdo da @brisepelomundo . E, como eu quero que você também junte pontos para economizar nas viagens, seguem as dicas:

DICAS PARA JUNTAR PONTOS

1- Inscreva-se na Livelo (e nos outros adequados para você)

Esse é o programa financeiro de pontos da Elo. Você não paga nada por isso e ainda acumula pontos ao usar os cartões de crédito dos bancos parceiros e comprar pelo link dos e-commerces afiliados. Existem outros programas de recompensa financeiro, mas esse é o melhor pela quantidade de parceiros, promoções e facilidade de fabricação dos pontos. Você pode se inscrever em outros também, mas tente focar em um programa para começar e juntar a quantidade mínima de pontos para transferência mais rápido.

2- SEMPRE compre pelos links das lojas parceiras

A Livelo tem parceria com diversas empresas de varejo. Comprando pelo link disponível no site do programa e seguindo as instruções e regras direitinho, você garante pontos equivalente ao valor da compra. Além disso, sempre tem uma promoção em lojas específicas com mais pontos por real gasto.

3- Tenha um cartão de crédito

Não precisa ser um cartão que pontue, muito menos um cartão de crédito tradicional, apenas que ele funcione na função crédito. Para isso, você pode conseguir um cartão pré-pago que funcione como crédito. Outra alternativa é investimentos de bancos que transferem o valor para o limite de crédito, sem necessidade de análise. Isso é importante pois as compras da dica anterior às vezes só pontuam nas compras do cartão.

4- Inscreva-se nos programas de pontos das companhias aéreas

Quando você viaja com uma companhia, dependendo do tipo de tarifa que escolher, você ganha pontos. Enviando os pontos do programa financeiro (Livelo) para a cia, você junta o valor que precisa para trocar por uma passagem. Isso nos leva à próxima dica…

5- Fique de olho nas promoções de transferência

Essa já é uma dica indo para o intermediário, mas o grande pulo do gato tá aqui. Os programas sempre fazem promoções de transferência bonificado e, assim, você consegue dar um boost nas suas milhas.

Já fez tudo isso?

Então você está pronta/o para o principal passo do mundo dos milheiros: traçar estratégias de acúmulo otimizado de pontos! Aqui eu ainda preciso melhorar porque ainda não defini uma estratégia por estar segurando todos os gastos na pandemia. Então, acaba que a estratégia é bem básica:

  • Abri conta no C6 Bank porque o cartão de débito dá pontos que podem ir para programas aéreos de milha. Uso o C6 como prioridade nas compras do débito.
  • Consegui na 2a tentativa o cartão de crédito do Pão de Açúcar \o/ ele é um dos melhores para acumular pontos, pois pontua assim: 1 real = 1 pt! A maioria, senão todos, pontuam por dólar gasto.
  • Todas as compras de utensílios para casa e/ou presentes são pelos links dos parceiros da Livelo. Assim, ganho pontos do cartão e da Livelo.

Viu como é possível? Seguindo essas dicas básicas para juntar pontos, você consegue montar a sua estratégia e, aos poucos acumular a quantidade de milhas para a sua viagem. Um post COMPLETO para você ver que é possível, hein!! Acompanhe o Além de Viagem nas nossas redes para saber das novidades e, claro, a @brisepelomundo para saber tudo sobre esse mundo e aprender todas as táticas

--

--

Camila Libório
Além de Viagem

Designer de serviços de 9h às 18h e viajante nas horas vagas. Com mais de 16 países visitados, Camila já morou em 2 países e realizou 3 intercâmbios pelo mundo.