ilustração por Gustavo S. Anceski

Playlist de Natal por Alforge Records

Gustavo S. Anceski
Albergue
Published in
4 min readDec 24, 2021

--

Manchester Orchestra — Christmas Songs Vol. 1 ( por Rudinei Picinini)

Se você quiser uma vibe indie rock na sua trilha sonora de ceia de natal, eu sugiro o disco “Christmas Songs Vol. 1” da banda estadunidense Manchester Orchestra, que foi lançado no final do ano passado pelo selo Loma Vista Recordings. Com uma curtíssima intro e sete canções, “Christmas Songs Vol. 1” me fez conhecer canções de natal que eu não fazia ideia que existiam, mas que funcionam bem para esta época do ano nas versões propostas pela banda.

Com um tom bastante arrastado e instrumental bastante soado, cada elemento busca criar uma delicada cama sonora para a voz de Andy Hull, que se encontra em primeiríssimo plano em todo o disco. Para quem não conhece, Manchester Orchestra é uma banda de indie rock de Atlanta, que leva esse nome em homenagem a cidade de Manchester na Inglaterra, que já abrigou várias das influências da banda, como: The Smiths, The Stone Roses, Joy Division, Oasis, New Order e Happy Mondays.

Caso você se interesse pela banda, que já tem uma discografia relativamente grande, eu recomendo o álbum “Simple Math” de 2011, que mostra com precisão a grande capacidade criativa de Andy Hull e sua trupe. Do disco “Christmas Songs Vol. 1”, recomendo a audição das faixas “Silent Night” e “God Rest Ye Merry, Gentlemen”. Na primeira você pode ignorar a voz de Andy Hull e cantar “Noite Feliz” em cima do instrumental, caso seu inglês não esteja para canções de natal.

Tom Chaplin — Twelve Tales Of Christmas (por Milena Soares)

Lançado em 2017, “Twelve Tales Of Christmas” é um disco recheado de músicas natalinas do cantor, compositor e multi-instrumentista, Tom Chaplin. O músico é conhecido pelos vocais do Keane, que na época, estava em hiato.

O álbum, produzido por David Kosten, resgata a atmosfera clássica do Natal, com os covers de “2000 Miles”, da banda The Pretenders, e “Walking In The Air”, de Howard Blake. Além das regravações, o disco traz 8 canções originais composta por Chaplin, renovando o nosso repertório natalino.

Destaque para as faixas “Midnight Mass”, gravada com um coral e uma orquestra no Studio 2, da Abbey Road, e para “Under A Million Lights”, que poderia muito bem ser uma música do Keane.

Emery — Cocoa & Christmas (por Milena Soares)

Como a própria banda comenta: “Saindo da Emeryland para o mundo”, “Cocoa & Christmas”, é um EP, lançado em 2019, que traz três clássicos: “It’s Beginning To Look A Lot Like Christmas”, “Please Come Home For Christmas” e “Have Yourself A Merry Little Christmas”. As faixas traduzem o clima clássico natalino, mas com um toque de emocore, característico do Emery.

Como um presente de Natal, em novembro deste ano, a banda disponibilizou o EP no Spotify. Além disso, você pode conferir a performance na íntegra no YouTube:

Poppy — A Very Poppy Christmas (por Gustavo S. Anceski)

EP com 4 músicas, lançado no natal do ano passado, mostra o lado mais pop e romântico da artista, diferente dos seus álbuns e EPs mais recentes. Com uma carreira iniciada em 2016 com uma sonoridade pop chiclete e letras bizarras, a artista lançou também em 2020 o álbum “I Disagree” que consolida sua fase mais metal, gênero com a qual ela já flertava levemente no álbum “Am I A Girl?” e no EP “Choke” de 2018 e 2019 respectivamente, e também o EP de noise “Music To Scream To”; em 2021 Poppy também lançou o single “Fear Of Dying”, o EP “EAT (NXT Soundtrack)” e o álbum “Flux”, que trazem influências de hard rock, grunge e post-hardcore.

Fantasy Camp — Baby Please Come Home (por Gustavo S. Anceski)

Single lançado na sexta-feira passada, apresenta uma versão lo-fi/soundcloud rap da clássica música original de Darlene Love, lançada em 1963. O projeto que é composto pelo vocalista e produtor Jonah Kramer, também lançou nesse ano seu terceiro álbum, “long way home”.

August Burns Red — Santa Claus Is Coming To Town (por Gustavo S. Anceski)

A banda de metalcore progressivo já tornou tradição seus lançamentos natalinos, apresentando nesse ano a versão para a clássica canção de 1934 “Santa Claus Is Coming To Town”. Em sua discografia também estão presentes com a temática natalina o álbum “August Burns Red Presents: Sledin’Hill, A Holiday Album” de 2012 e o EP “All I Want For Christmas Is You” de 2020.

The Sound That Ends Creation — Merry Christmas You Filthy Animal (por Gustavo S. Anceski)

Lançado também no natal de 2020, apresenta quatro versões rápidas e dissonantes ao estilo de Dance Club Massacre, See You Next Tuesday ou outras bandas dessa cena de 2010 para quatro clássicos natalinos, feitos especialmente para quem quer entrar no clima festivo mas odeia “música boomer”. Recomendo a faixa “Jingle Bells” que abre o EP.

A banda de cybergrind e mathcore, formada em 2016 e composta apenas por Chris Dearing também lançou em 2021 o seu sexto álbum, “Boomers, Zoomers, Desperate Coomers”, que conta com participação de vocalistas de bandas como Pupil Slicer e The Callous Daoboys.

--

--