Zava fala sobre “Busca Algorítmica”, música que está presente na coletânea No. 1

Milena Soares
Albergue
Published in
3 min readSep 3, 2021

Banda caxiense encerra a série de entrevistas sobre a coletânea da Alforge Records

Em um cenário onde estamos cada vez mais imersos em uma realidade digital, a banda Zava lança a faixa “Busca Algorítmica”, presente na coletânea No. 1, da Alforge Records. A música foi composta em 2019, e aborda a influência dos algoritmos na vida das pessoas.

“Essa música foi composta dentro de um contexto pré-pandêmico, e foi nosso primeiro som com o novo guitarrista da ZAVA, o Edubis. Trata-se de um chamamento das pessoas à realidade (física/não virtual), e uma crítica a essa constante busca por felicidade baseada em imagens irreais, que nos são apresentadas como realidades possíveis. Fala também sobre como nossas decisões e desejos são influenciados por algoritmos, sobre essa perda de autonomia na construção de nossas vontades”, apontam os músicos.

Dilemas contemporâneos e temáticas sociais são recorrentes nas composições da Zava. A banda que surgiu em 2003, apresenta um rock contemporâneo e polirrítmico, com pitadas de rock progressivo, stoner rock, grunge e música regional brasileira. Atualmente, o trio é formado por André Quadros (bateria e vocais), Eduardo Pasini (guitarra) e João Peres (vocal e guitarra). Nesses anos de estrada, o grupo acumulou algumas histórias e perrengues vivenciados na época de turnês, e relembram algumas delas:

“Há alguns (vários) anos fomos tocar em um bar em Garibaldi — RS, que estava muito mais para um boteco desses que velhos desocupados frequentam. Durante o show, um rapaz na plateia, visivelmente alterado, encasquetou com o nosso baixista da época, Douglas Corso, quase partindo para agressão física. Resumo da história: saímos fugidos do bar, sem cachê, tendo que arcar com o valor da van. Pagamos para (não) tocar.”

Com a pandemia, os ensaios, shows e o contato com o público ficaram em segundo plano, mas a banda não vê a hora desse período conturbado passar.

“Queremos voltar a ensaiar e fazer shows! Vejo, pelas conversas que tenho com outros músicos, que no início da pandemia o povo teve um gás criativo que, com o alongamento do período de isolamento, foi esmaecendo. Queremos tocar, e tocar muito (que venham novas datas para show)”, destacam.

Enquanto isso não acontece, o trio comenta que o lançamento junto à coletânea deu um novo gás para a banda:

“Essa possibilidade de lançar o som com outras (ótimas) bandas, pela Alforge, que sempre nos deu suporte, indubitavelmente deu um gás, uma vontade de movimento, de voltar a compor e fazer shows”.

Como todo final de entrevista, pedimos para que a banda indicassem alguns artistas que andam ouvindo, e as dicas foram: Great Grandpa, Big Thief, Totorro, Tool, Fleetwood Mac e Prodigy.

Para saber mais sobre a Zava, você pode acessar o site oficial ou ouvir o último álbum da banda, o “Conatus”, disponível no Spotify.

Ouça também a coletânea completa pelo link: https://onerpm.link/361557710523

Ficha Técnica:

ZAVA — Busca Algorítmica

Captação: ZAVA

Composição: ZAVA

Pré-produção: ZAVA

Mixagem e Masterização: João Peres

Letra: João Peres

--

--