Sobre o evento

O V Encontro Regional de História da Mídia acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas.

Em 05 de outubro de 1988, foi promulgada a Constituição Federal que se diferenciou de suas sete antecessoras, pelo reconhecimento dos direitos civis e políticos de todos os brasileiros e da responsabilidade do Estado frente aos cidadãos. Considerado o principal símbolo do processo de redemocratização nacional, o texto da Carta Magna procurou assegurar as liberdades civis e evitar possíveis abusos de poder por parte de governos e governantes. Em 2018, comemoramos 30 anos de sua promulgação e, muito embora seja possível visualizar em números os avanços em vários setores, como educação, saúde, desigualdade de renda, expectativa de vida, PIB, etc., os dois últimos anos têm sido de retrocesso, quando consideramos as proposições do texto constitucional, incluindo agressões aos direitos e liberdades civis, e o descaso com a saúde, a educação e a cultura, por exemplo. Este ano outra data deve ser lembrada: os 50 anos da promulgação do Ato Institucional nº5 (AI-5). Na contramão dos direitos civis, este ato é considerado um golpe dentro do golpe civil-militar deflagrado em 1964.

1968 e 1988 se firmaram no espaço político e histórico brasileiro como períodos marcantes. No primeiro, o cenário era de uma Ditadura que potencializava sua influência e poder através de tentáculos que procuravam controlar o pensamento e o posicionamento político da população. Em 1988, vivíamos os primeiros anos de um renascer político. Nesse confronto histórico, memórias são acionadas e confrontadas pelos meios de comunicação, trazendo à tona um passado ditatorial, um futuro passado (Koselleck, 2014) de esperança e um presente em que posições políticas conservadoras estão tentando levar o Brasil de volta à década de 1960, restringindo os direitos garantidos pela constituição.

É nesse contexto que os Encontros Regionais da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia pretendem apresentar e discutir pesquisas que se debrucem sobre a complexidade dos fenômenos vivenciados. O papel dos meios de comunicação deve ser problematizado, em relação à sua influência e responsabilidade.

Em mais um ano o Encontro Regional acontece na Região Norte. Dessa vez a cidade escolhida para acolher o evento foi a cidade de Manaus, na Universidade Federal do Amazonas. Esperamos contar com a participação de professores, pesquisadores e estudantes interessados em apresentar suas pesquisas.