Hibernate e JPA com Spring Boot e Microservices

Marcelo de Souza Vieira
Alcatéia Dev
Published in
3 min readJan 9, 2021

O Hibernate surgiu por volta de 2003 trazendo uma forma nova de manipular o banco. Era doideira e por isso fez tanto sucesso. Não precisava mais de escrever select, insert, update, delete nem nada. Ele fazia tudo para você. Mas o que mais chama a antenção era.

Com o Hibernate, você consegue migrar do Postgres para o Mysql sem alterar nenhum código, porque ele era independente do banco. Ou quer dizer, como ele manipulava o banco, ele sabia conversar com todos os bancos, assim migrar de um para outro seria muito fácil.

A realidade

Eu, particularmente nunca fiz uma alteração de sistema por causa de banco. Então isso era muito importante para os devs na escolha, mas pouco prático, porque uma empresa que fazia tudo em Mysql, não iria mudar tudo somente pra fazer em Postgres. Sei que várias já fizeram isso, mas para as empresas, pouco valor tinha.

A realidade sobre a facilidade

Simples assim. Se você criar um sistema da forma mais simples que o Hibernate fala, o sistema não vai funcionar de tão lento. Essa é a real.

Mas então o que é JPA?

JPA é uma especificação do Java, com a versão mais importando surgindo em 2009. A JSR 317 tratando da versão do JPA 2.0

Lembra de Classe e Interface?

JPA é como se fosse uma interface. É somente um padrão, uma especificação de como funcionar. O Hibernate é a implementação dessa especificação.

Hibernate e o EclipseLink ambas são implementações do JPA.

Outro exemplo

Tomada de 3 pinos. Independente de quem cria a tomada na fábrica (implementa), tem que segui o modelo brasileiro (especificação), que é o padrão adotado para poder funcionar, senao vai ficar incompatível com o que as casas utilizam.

Temos um curso específico para Hibernate e JPA. (Hibernate e JPA com Spring Boot e Microservices)

Você é muito bem vindo a Comunidade Alcatéia Dev (https://www.alcateiadev.com.br).

Em 20 anos de carreira na área de tecnologia, desenvolvendo software, usei diversas formas e framework para criar softwares. Sabe o que eu reparei? Cada dia tem um framework novo, um conceito novo, uma linguagem nova É muito difícil acompanhar. Sabe mais uma coisa que eu reparei? Os líderes técnicos, líder de times, os sênior, estavam sempre atualizados e eles eram as pessoas que mais ganhavam aumento ou subiam de cargo.

Mas se manter atualizado não foi fácil, pois encontrar cursos ou algum mentor que me auxiliasse era muito difícil. Dessa maneira, decidi fazer estes cursos exclusivos, para que você não passe pelo mesmo problema que tive.

--

--

Marcelo de Souza Vieira
Alcatéia Dev

CTO at Sellers. I work since 2004 with Java and a passion for the profession. I am enthusiastic about Open Source projects.