Sono e Mau Humor

Alexandre V. Andrade
Alegrias e Alergias
2 min readJan 21, 2018

Sobre aqueles dias nos quais você mal dormiu, está com fome, impaciente e mesmo assim tem que sair pro mundo e dar o seu melhor…

Somos humanos, nossos corpos são máquinas orgânicas que necessitam recarregar as baterias, digerir informações, e isso é feito no nosso período de sono. Caso ele seja reduzido nosso corpo não realiza muito bem as ações, quase dando pane no sistema e assim pessoas bem humoradas e aquelas com tendência a uma postura irascível se unem em um único estado de espírito, o mal humorado.

Dependendo da pessoa o mau humor dura apenas as primeiras horas do dia, alguns passam um período mal humorado, enquanto outros vão dormir mal humorados. Confesso que minha duração de mau humor é diretamente proporcional ao tempo de sono perdido. No entanto, há outros fatores que colaboram pro corpo e mente da pessoa estarem desconfortáveis,*¹ desde uma roupa que incomode alguma parte do corpo, a ansiedade aumentada para alguma coisa, fome, lidar com pessoas mal educadas e/ou ignorantes e teimosas… A lista pode ser infinita, e isso não ajuda em nada quando se tem que dar o seu melhor ao próximo, quando ele não tem culpa alguma do seu mau humor.

Lidar com pessoas já é um assunto complicado quando seu estado de espírito está equilibrado com a postura que você costuma ter, mas eu tiro de letra com um jogo de cintura digno de prêmios de melhor ator e diretor, todavia há aquelas escorregadas, onde você não consegue segurar um olhar de incômodo misturado com raiva e assim as pessoas acabam sendo brutalmente bombardeadas com esse tipo de reação. Na verdade o problema não é deixar isso escapar, mas essas pessoas bombardeadas também não usarem do seu jogo de cintura próprio pra fazer com que você volte ao autocontrole e assim seu contato ser mais agradável.

Digo, todos somos parte de uma comunidade defendida por um ideal no qual cada um deveria ajudar o outro, e a realidade mostra que as pessoas mal se importam consigo, somente com metas. Metas no trabalho, metas com o corpo, metas com vizinhos, metas com família, metas, metas, metas. Onde foi parar aquele planejamento desregrado onde cada um daria seu melhor para que todos fossem felizes? E isso tem um início, nesse ciclo vicioso, baseado no sono e mau humor. Dá pra acreditar? E é por conta dessa vida social onde ninguém tem tempo de descansar sem prejudicar o sistema, é por conta da frieza alheia, é por conta da falta mínima de amor ao próximo. E por amor ao próximo, me refiro àquele sentimento que faz com que compreendamos o que pode estar se passando com o outro e assim sacrificar nosso orgulho para contornar a situação.

Enfim, talvez o problema não seja seu mau humor bem justificado, até porque ninguém é de ferro, talvez o problema seja a incapacidade de se manter uma relação social sem desapegar do orgulho.

*¹Aliás, a definição do que causa o mau humor deveria ser essa, “fatores os quais fazem um indivíduo sentir-se desconfortável física e/ou psicologicamente, levando este a uma postura agressiva.”

--

--