O Rebranding da Juventus: Como se preparar para um novo mercado

Alento Mkt
alentomkt
Published in
3 min readMay 19, 2020

A Juventus é um dos principais clubes de futebol de todo o mundo.O time de Turim é um dos mais velhos da Itália e em 2017 eles passaram por um rebranding, reformulando diversos elementos gráficos bem tradicionais — a mudança do escudo do clube, inclusive, foi criticado por muitas pessoas.

Não é tão raro clubes passarem por alterações em seus escudos, mas é raro encontrarmos projetos de reformulações tão drásticos e completos como o da Juventus. A Juventus mudou seu sistema visual inteiro como parte de uma estratégia muito maior, que tinha como objetivo modernizar o clube e seu business. A nova Juventus apresentada ao mundo era atual, forte e pronta para emergir como uma das marcas mais valiosas do mercado.

Rebranding se refere a ideia de uma reconstrução total de uma marca, abrangendo todos os elementos e materiais gráficos previamente existentes, mas também fazendo uma atualização do propósito, missão e valores do negócio. A Juventus queria se tornar uma marca reconhecida também fora do futebol e esse rebranding posicionou a “Juve” como uma marca de lifestyle premium e de entretenimento internacional — e isso trouxe muitos resultados para o business da velha senhora.

A ideia era que essa nova Juventus fosse associada a inovação e a experiências incríveis, da mesma forma que pessoas relacionam esses sentimentos a marcas como Ferrari e Red Bull. O novo logotipo veio acompanhado de diversos investimentos no clube: a Juve lançou um documentário no Netflix, promoveu uma night em Nova York, lançou uma série de cartoon e fez até uma collab com uma marca de roupas.

A contratação de Cristiano Ronaldo também fez parte desse projeto. Aliado ao rebrand, a vinda de um dos atletas mais famosos do mundo serviu para aumentar o interesse que o público jovem teria na Juventus — especialmente em mercados com tanto potencial como os EUA e a China.

Se a Juventus nunca receberá a mesma verba de televisão como clubes da La Liga ou da Premiere League, contratos com Budweiser, Konami e com a Coca Cola mostram a força que um jogador do nível do CR7 traz ao marketing do clube.

Ao executar um dos projetos de marketing mais ousados da história recente do esporte a Juventus decidiu dar um passo à frente e se preparar para o futuro. A mudança pode ser ainda muito recente, mas a Juventus já teve um aumento de valor da marca em algumas centenas de milhões de dólares e entrou na lista dos dez clubes mais valiosos do mundo.

--

--