Muitas vezes nos pegamos pensando como as coisas realmente funcionam e como elas nos levam para caminhos totalmente novos. Hoje a tecnologia só avança, o Youtube por exemplo, ensina mais que uma sala de aula para muitas pessoas e o Duolingo ensina mais linguas do que qualquer escola de linguas nos EUA.
Como as coisas mudam a programação também mudou e hoje o acesso está mais fácil e as bibliotecas e linguagens mais alto nível, ou seja mais perto da nossa realidade cotidiana.
Mas, ainda existe diversos inimigos que podem acabar com sua carreira de dev, achando que as coisas antigas ainda são as melhores e que codar é acertar de primeira e não um constante erro cheio de aprendizado e esforço.
Neste artigo vou te mostrar 3 inimigos que podem acabar com sua carreira de programador.
1. O primeiro inimigo é o Mago Acadêmico. Ele te faz acreditar que você precisa entender toda a engenharia por trás de cada linha de código pra ser um bom programador.
Mas depois de 4 anos na faculdade você descobre que ainda não está pronto para o mercado, enquanto programadores sem nenhuma formação estão ocupando as melhores vagas e se destacando.
E contra esse inimigo a melhor arma é a prática. Assim como para falar você não precisa entender tudo de gramática, nem para dirigir um carro você precisa saber tudo de mecânica.
2. O segundo inimigo é o Senhor Complexo. Ele tenta te convencer que tudo deve ser extremamente seguro e que cada microssegundo conta na performance, mesmo que a sua aplicação tenha 2 acessos por ano e todas as informações sejam públicas.
E aí você passa a querer utilizar todas as tecnologias possíveis em um único projeto, independente do objetivo ou momento desse projeto. E quem é pego por esse inimigo dificilmente consegue tirar uma ideia do papel.
Contra esse inimigo a melhor arma é ser pragmático. É aí que entram conceitos como Agile, e aqui fica muito claro que a teoria precisa caber na realidade, e nunca o contrário.
3. Finalmente, o terceiro inimigo é o Mister Typo. E não se engane por ele parecer inocente, porque ele é o que vai te dar mais trabalho e pode até te fazer desistir da profissão.
Ele é o responsável por 98% dos erros que aparecem na sua aplicação, e muitos programadores passam horas e até dias lutando contra ele antes de descobrir que na verdade era só um ponto e vírgula que faltava.
Contra esse inimigo só precisa ter um pouco de paciência, o olhar atento e principalmente, o ESLint instalado e bem configurado. Afinal, você não vai deixar um ponto e vírgula acabar com a sua carreira, certo?
post baseado em uma publicação da rocketseat