E se a internet do mundo todo acabasse?

Alestan
Alestan
2 min readMay 22, 2022

--

Já parou para pensar o que aconteceria se a internet mundial acabasse?

Nós seres humanos ainda resistiriam ou tudo ruiria junto com a web? Hoje cerca de 83% dos brasileiros estão na internet, imagina o caos que seria.

Imagina isso:

Em vez de focar em sites de modo individual, bastaria direcionar os esforços para os servidores DNS e roteadores, responsáveis por direcionar o tráfego da web. Um simples desligamento dos servidores de root servers de DNS já poderia ser o suficiente para deixar inoperantes boa parte de serviços populares. Possivelmente isso seja bem improvável pois por traz dos root servers estão mais de mil servidores espalhados pelo mundo que estão sob o comando de 12 organizações mundiais incluindo a segurança nacional dos estados unidos e a Nasa.

mas é algo possível por isso essas organizações levam a sério isso.

Tá mas por que somente um ataque aos servidores DNS já daria ruim? Bom, os servidores de DNS traduzem o IP do servidor para o nome do site, ocorreria apenas que os sites estariam falando uma língua diferente pois sem o DNS os sites apenas são IPs comuns e ninguém decora IPs.

Outra situação seria o corte nos cabos localizados em águas profundas que transportam grandes volumes de dados entre os continentes, o que deixaria uma parte inteira do planeta isolada do restante.

Uma situação séria ataques massivos em guerras, um tema bem atual porque é o que acontece atualmente na guerra da Ucrânia onde ocorreram diversos ataques a infraestrutura na Ucrânia para interferir nas comunicações e ajudar no avanço do inimigo.

Existem ainda casos de interrupções propositais

É só lembrar de como o governo da Coreia do Norte controla o fluxo de informações dentro da nação

O primeiro baque: a economia

Quando se fala no fim da web, é impossível não associar imediatamente aos efeitos econômicos, já que a maioria das grandes empresas mundiais depende dela para fazer negócios.

O segundo baque: social

As famílias distantes ficariam sem contato, isso se as redes telefônicas também pararem, demoraria dias para enviar uma notícia urgente a um familiar distante via carta.

Iriamos ainda sentir um vazio pois hoje estamos ligados aos celulares, quem nunca ficou triste ao esquecer o celular em casa sem querer?

O terceiro baque: entretenimento

Você ficaria sem seu canal favorito do youtube, sem séries, sem acompanhar a acker code

Mas fica tranquilo, isso não passa de uma teoria.

O próprio backbone da internet não é centralizado. Para que toda a internet global experimente um apagão, seria necessário um conjunto sucessivo de fatores, o que é estatisticamente improvável.

Fica calmo é “quase” que impossível =)

--

--