
Vendedores desqualificados
Quantos de nós já fomos atendidos em departamentos de lojas por pessoas totalmente mal educadas, frigidas e mau humorada? Acredito que todos nós já passamos por tal experiencia, estressante e as vezes constrangedora. Os comerciantes em pequenas cidades não estão muito preocupados com o marketing da empresa e as vezes por não terem noções de publicidade também acabam não dando importância para vendedores desqualificados.
Infelizmente o brasileiro se acostuma com isso, mas empresas assim não progridem. Vendedores assim mancham a imagem e o bom atendimento ao consumidor. Tive uma ótima experiencia com a moça que me atendeu via e-mail no PicPay uma empresa que realiza transferência via app de forma extremamente simples e rápida. Uma mão na roda para empresas e usuários quem não disponibilizam de muito tempo para ir em, uma agencia bancaria realizar depósitos por exemplo.
Uma moça educada, gentil e prática em resolução de problemas. Este é um bom exemplo! Um exemplo não muito bom que me faz desviar de alguns vendedores é chegar em um estabelecimento ser recebida com cara feia ou as vezes até mesmo com falta de cumprimento. Você não recebe um “bom dia” “boa tarde”, eles dizem “e pra você?” com um sorriso até melhora, mas com uma cara feia? nem preciso dizer minha plena satisfação.
Infelizmente dezenas de pessoas agem de tal forma, algumas empresas possuem um padrão rigido quanto ao atendimento, outras não. Claro que isso varia de cidade e estado, mas afeta diretamente o consumido em geral. Ninguém sente vontade de voltar em uma loja onde não foi bem atendido, por mais que em tal loja tenha o produto que se precisa.
A linguagem não é feita apenas de verbalizações, mas também gestos corporais que também influenciam diretamente as vezes até agridem, apesar de ser involuntario nosso cerebro nos “falará” a respeito de tal pessoa. Todos temos aquela boa ou má impressão á respeito de alguém não é? Isso se deve a capacidade analitica de nosso subconsciente, ele traz a tona rapidamente o que as articulaçoes trasmitiram.
Os estudantes de psicologia comportamental e PNL podem analisar e “enxergar”, mas o individuo comum terá apenas o resultado da analise cerebral. Voltando ao clímax, as empresas deveriam investir em cursos para seus vendedores, ou contratar pessoas já preparadas para tal área. Ser vendedor é ser um pouco de tudo. Pessoalmente meu pai é vendedor isso é quase um dom para ele, sempre simpático, falante, ouvinte e conselheiro. Ele é autônomo claro, mas ele vai além de vender produtos. Ele é “amigo” de seus clientes, a empatia é um de seus pontos fortes. Precisamos de vendedores preparados para esse vasto mercado.

