EIC Accelerator, Blended Finance e alguns números

Diego Nunes
Aliados Consulting
Published in
3 min readJan 7, 2021
Direitos de imagem: Comissão Europeia

Um dos principais pilares do Horizonte 2020 é o European Innovation Council (EIC), que oferece alguns dos mecanismos de financiamento mais conhecidos para inovações tecnológicas, como o SME Instruments, que agora foi renomeado como EIC Accelerator Pilot.

No fim do ano passado, em 18 de Dezembro, a Comissão Europeia publicou a lista dos 38 projetos aprovados na última ronda de 2020 do EIC Accelerator Pilot, que irão receber um investimento total de 176 milhões de euros. Com 4200 candidatos, o programa foi mais competitivo do que nunca, chegando a uma taxa de sucesso de menos de 1%. Ainda assim, 1291 startups e PMEs (cerca de 30%) receberam o Selo de Excelência, que embora não ofereça vantagens financeiras, oferece vantagens competitivas em outros projetos europeus e nacionais.

A grande novidade desta lista é que, pela primeira vez, o EIC apresenta um mecanismo de Blended Finance, uma possibilidade antes inexistente em que a própria Comissão Europeia atua como uma Capital de Risco, oferecendo, para além do financiamento a fundo perdido, um co-financiamento em troca de equity.

Gráfico por Aliados Consulting

Cada um dos 38 projetos aprovados receberá entre 1 e 17 milhões para desenvolver e escalar as suas tecnologias e 19 deles receberam a opção de Blended Finance. Com uma representação de 18 países de entre os 43 países parte do programa, a Alemanha, França e Israel foram os que mais se destacaram. Além disso, tendo a igualdade de género como um dos seus indicadores, nesta ronda 21% dos projetos têm uma mulher como CEO.

Gráfico por Aliados Consulting

O trabalho de classificação torna-se desafiador, uma vez que muitas destas tecnologias cruzam áreas e indústrias distintas (como é o caso de alguns projetos de Health que, de certa forma, também podem ser classificados como IoT, Advanced Materials ou Robotics). No entanto, para simplificarmos, focamos na área ou indústria principal em que a tecnologia se propõe a avançar.

Nesse sentido, os projetos que se propõe a resolver problemas no setor da Saúde, Energia e Materiais Avançados têm-se destacado em várias candidaturas e continuam a confirmar essa tendência aqui no EIC Accelerator.

Para mais notícias como esta e sobre novas oportunidades de financiamento, sigam-nos no Linkedin e assine nossa Newsletter!

--

--

Diego Nunes
Aliados Consulting

I help individuals and organizations to find new funding opportunites for their projects in Portugal and Europe. Have a question? Send me a message! :)